Projeto da Misericórdia de Marco de Canaveses visa suprir necessidades de famílias com carência económica comprovada

Uma centena de beneficiários, dependendo da tipologia de agregado. Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica do concelho de Marco de Canaveses que não estejam a usufruir de respostas de apoio social de alimentação estão a ser contemplados pelo projeto MS2M, atribuído à Santa Casa da Misericordia local no âmbito da Iniciativa Social Descentralizada (ISD) com o financiamento do BPI “La Caixa”.

Os beneficiários usufruem da doação de bens essenciais alimentares e de higiene pessoal, mediante avaliação prévia efetuada pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Misericórdia de Marco de Canaveses. “Mediante as necessidades identificadas é realizado um cabaz alimentar e entregue aos agregados. Ao mesmo tempo é dada formação para capacitar essas pessoas para a gestão do orçamento familiar e promover a redução do desperdício alimentar das superfícies de retalho alimentar”, explica a provedora da Santa Casa e coordenadora do projeto, Maria Amélia Ferreira. 

Os casos são sinalizados através dos diversos serviços sociais do concelho, sendo posteriormente avaliados e canalizados para a Santa Casa da Misericórdia.

O projeto “MS2M” foi pensado para ter duração de um ano. Iniciou-se em abril de 2021 e deveria terminar em abril de 2022, mas “estão a ser feitos esforços para a criação de uma rede de entidades públicas e privadas que permita dar apoio às dificuldades das famílias, permitindo a sua extensão e sustentabilidade”, revela a provedora.

A Misericórdia também promoverá campanhas de angariação de fundos, não coincidindo com as habituais angariações (por exemplo Banco Alimentar), de forma a garantir a sustentabilidade do projeto em anos futuros.

Existe já a ajuda de diversos estabelecimentos comerciais locais que “disponibilizam produtos em fim de validade e permitem a recolha de bens nos próprios estabelecimentos”, acrescenta a psicóloga Lília Pinto, responsável pelas candidaturas a projetos financiados.

 A grande maioria destes beneficiários já usufrui de ajuda dos serviços sociais da Misericórdia, mas existem outros que chegam através das juntas de freguesia. São pessoas que “devido à pandemia vivem atualmente uma situação economicamente mais frágil”, sublinha Lília Pinto.

A pandemia tem provocado “um aumento muito significativo de pedidos de ajuda”, conta Maria Amélia Ferreira, acrescentando que, no âmbito da saúde, “as solicitações têm também aumentado, nomeadamente, através da adesão ao projeto de consultas da especialidade gratuitas”, em curso na Misericórdia. 

O projeto “MS2M” visa suprir necessidades dos beneficiários com carência económica comprovada como desempregados de longa duração, doentes crónicos, imigrantes em situação de regularização legal, idosos, agregados monoparentais, famílias com menores sinalizados nos serviços de promoção e proteção.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves