A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses celebrou o 50º aniversário do seu hospital com a presença do Presidente da República. Foi no passado dia 26 de novembro.

“Que aqueles que intervêm na vida política estejam identificados com pessoas concretas de carne e osso”. A mensagem foi deixada pelo Presidente da República nas comemorações do 50º aniversário do Hospital Santa Isabel, da Misericórdia de Marco de Canaveses, onde marcaram também presença o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, o presidente da União das Misericórdias, Manuel de Lemos, a presidente da autarquia, Cristina Vieira, e outras individualidades. 

Cinquenta anos depois da inauguração do hospital, a Misericórdia do distrito do Porto destacou precisamente os marcoenses, em particular o provedor Carneiro Geraldes, que permitiram que a obra se erguesse em 1967 e resistisse ao Decreto-Lei nº 618/75, que nacionalizou os hospitais das Misericórdias. 

“O hospital manteve-se propriedade da Santa Casa quando as demais instituições de saúde foram nacionalizadas. Pela vontade dos marcoenses celebramos a memória e projetamos o futuro deste lugar de cuidar na cidade com o testemunho de quem mais tem transmitido a importância de cuidar dos portugueses, o Senhor Presidente da República”, lembrou a provedora Maria Amélia Ferreira, durante a eucaristia celebrada na Igreja de Santa Maria.

O Hospital Santa Isabel, localizado no centro da cidade, dispõe de um serviço de internamento de medicina e cirurgia, bloco operatório, serviço de atendimento permanente e de consultas externas, serviço de fisioterapia e unidade de cuidados continuados.

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.


Créditos Fotografia: Presidência da República