Até ao dia 11 de maio a unidade de cuidados continuados (UCC) da Misericórdia de Mirandela espera angariar 785 euros numa iniciativa de crowdfunding que se repete pela segunda vez.

O dinheiro irá servir para adquirir material específico de estimulação sensorial para equipar a sala de snoezelen da UCC. 

Segundo a diretora técnica da UCC, Raquel Alves, a ideia de recorrer ao crowdfunding “surgiu porque o financiamento para a sala sensorial ia sendo adiado. Então começamos a pensar em formas alternativas para conseguirmos levar o projeto até ao fim.” Adérito Gomes, provedor da Misericórdia, corrobora com esta ideia referindo que “as instituições têm de criar formas alternativas de financiamento, temos de inovar.”

Esta é a segunda vez que a Santa Casa de Mirandela recorre ao financiamento coletivo para ver concretizados pequenos projetos. Em causa tem estado a sala de estimulação sensorial da unidade de cuidados continuados que surgiu há dois anos por sugestão da equipa multidisciplinar que ali trabalha. “Da primeira vez, há dois anos, concorremos ao projeto de crowdfunding do Novo Banco para adquirirmos fios de fibra ótica. Tivemos muita adesão e conseguimos. Agora é para comprar um projetor de imagem e som”, referiu a diretora técnica. 

Adérito Gomes louva a iniciativa da UCC considerando que esta é uma “excelente forma de envolver a comunidade nos assuntos da Misericórdia. De darmos a conhecer à comunidade a existência da nossa unidade de cuidados continuados e o tipo de serviços que lá prestamos.” 

A campanha de angariação de fundos decorre na plataforma de crowdfunding do Novo Banco e a Misericórdia tem divulgado a ação nas redes sociais, site da Santa Casa e localmente com folhetos e cartazes. Segundo Raquel Alves há muita gente a querer ajudar, mas “como a população mais idosa não consegue fazer o donativo online, criámos uma ‘latinha’ onde essas pessoas colocam lá o dinheiro e o nome completo e no fim o valor vai ser registado na plataforma.”

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, que atualmente emprega 340 colaboradores e apoia diariamente mais de mil pessoas, celebra este ano o 500º aniversário desde a sua fundação. Uma data que segundo o provedor da Misericórdia vai ser comemorada ao longo de todo o ano e que pretende “abranger e envolver todas as respostas socias da Santa Casa e vários setores da comunidade.”

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves