Impedida de realizar a secular procissão do Senhor “Ecce Homo”, devido ao contexto pandémico que vivemos, a Misericórdia de Braga promove amanhã, 1 de abril, uma rememoração online da procissão que anualmente atrai milhares de fiéis a Braga. Este é o segundo ano em que as celebrações da Quaresma e da Semana Santa não podem sair à rua.

 

A transmissão online vai ser feita através da página oficial de Facebook da Semana Santa de Braga, em www.facebook.com/semanasantabraga/, a partir das 22 horas, horário em que habitualmente tem início cortejo processional.

 A procissão do Senhor “Ecce Homo”, ou senhor da Cana Verde, como também é conhecida, retrata o julgamento de Jesus, “ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada”, refere nota da Misericórdia de Braga. 

Segundo a mesma nota, nesta transmissão online, que "recorre a gravações feitas a partir da igreja da Misericórdia", vai ser possível ver, por exemplo, o tradicional grupo dos farricocos, que abrem o cortejo processional e o andor do Senhor “Ecce Homo”, único que íntegra o cortejo. Será ainda possível ver as bandeiras que ostentam as 14 obras de misericórdia.

A emissão vai contar ainda com uma intervenção do provedor da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis e do cónego António Macedo, capelão da Igreja da Misericórdias, e de Rui Ferreira, que vai explicar a história desta procissão e o seu significado.