A Santa Casa da Misericórdia de Pernes ofereceu uma peça de tapeçaria ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Esta oferta aconteceu no âmbito do projeto “Misericórdia de Pernes com Portugal neste Natal” que pelo segundo ano reconhece uma individualidade da sociedade portuguesa. Este ano a Misericórdia escolheu, segundo nota da instituição, uma “individualidade na área da solidariedade”.

Segundo a mesma nota, a escolha de António Guterres, como a personalidade do ano para a Misericórdia, surgiu “como forma de reconhecimento pela sua ação de proximidade, acompanhamento e intervenção que tem por todos e em todos os lugares do mundo, combatendo a pobreza, que transcende fronteiras, e mostrando que todos temos um importante papel a fazer”.

A peça de arte oferecida, uma tapeçaria que representa a bandeira nacional e as 14 obras de misericórdia, tem 14 metros quadrados e foi elaborada por cerca de 300 pessoas, entre utentes, colaboradores, voluntários e membros da Mesa Administrativa.