Os desenhos e pinturas no lar de idosos foram feitos por Raquel Valentim, funcionária da creche da Misericórdia de Moncarapacho

As paredes do Lar D. Maria Lizarda Palermo, da Misericórdia de Moncarapacho, ganharam cor e vida nova depois de serem decoradas com dois murais pintados por uma funcionária da creche. Num deles, dois idosos sorridentes seguram um coração com a frase que lhes relembra que o movimento é vida. No outro, lê-se que ser idoso é fazer parte da “melhor idade”.

Desde que a Covid-19 se instalou que as paredes do lar D. Maria Lizarda Palermo ficaram despidas. As telas que exibiam os trabalhos que os utentes fazem nas atividades de animação sociocultural foram retiradas das paredes “para facilitar a higienização do lar” e todo o “espaço ficou nu, frio e sem alegria”, disse ao VM Isabel Marques, diretora técnica do lar.

Mas isso havia de mudar. “Uma ideia antiga” voltou à lembrança da diretora técnica, que trabalha na instituição há cerca de 20 anos. “Quando vim para o lar e porque temos paredes amplas, pensei pintá-las com grafites ou com pinturas vivas para alegrar o espaço, mas a ideia nunca foi para a frente”. Mas, como diz o ditado popular, ‘mudam-se os tempos, mudam-se as vontades’ e agora, “perante esta situação e com o apoio da vice-provedora, Sandra Amendoeira, decidimos avançar”, conta.

Para isso contaram com a ajuda de Raquel Valentim, funcionária da creche que com o segundo confinamento geral foi temporariamente transferida, com outras colegas, para o lar de idosos para ajudar nas mais diversas tarefas. Foi então que foi “desafiada pela diretora e vice-provedora a pintar as paredes do lar”.

Raquel Valentim agarrou o desafio e ao VM disse que foi uma experiência “muito gratificante” por ter podido levar “cor e alegria ao lar”.  Enquanto a pintura dos murais decorria, os idosos “passavam por mim e perguntavam pelos desenhos, davam palpites, foi muito engraçado”, relembra.

À medida que as duas pinturas iam ganhando vida e cor, “os olhinhos dos idosos até brilhavam, eles estão aqui isolados, sempre foi uma forma de animar o espaço”, disse Isabel Marques. Para além de alegrar os corredores do lar e os utentes, estes murais também serviram, segundo a diretora técnica, para "animar as funcionárias que diariamente percorrem estes corredores”.

Para já, o lar de idosos ganhou apenas duas pinturas, mas a ideia é, segundo Isabel Marques, “fazer mais”. "A creche, entretanto, reabriu e já não há tanta disponibilidade, mas a Raquel é uma artista e havemos de arranjar tempo para continuar a dar vida e cor ao lar”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves