Para tornar as visitas do lar mais pessoais, a Misericórdia do Montijo deu início à iniciativa ‘Venha tomar chá COmVIDro’

Na tentativa de tornar as visitas mais pessoais e conscientes da importância que estes momentos têm para os utentes e famílias, a Santa Casa da Misericórdia do Montijo deu início à iniciativa “Venha tomar chá COmVIDro”.

De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, as famílias dos utentes do lar de idosos são convidadas a irem comer umas bolachas, beber um chá, um café ou uma cerveja com os seus familiares, sem que, no entanto, se comprometa a segurança de todos, uma vez que “estão separados por um vidro”, começou por contar Deolinda Nunes, diretora técnica da instituição, ao Voz das Misericórdias.

Com esta iniciativa e segundo a diretora técnica, a Santa Casa do Montijo está a “tentar recriar uma ida ao café, à casa dos filhos”. Os utentes faziam essas visitas e passeios com regularidade antes da pandemia de Covid-19 e, por isso, “sentem muita falta” desses convívios.

Para além disso, este projeto surgiu também como forma de “desconstruir uma visita muito institucional” que se estava a tornar, cada vez mais, “pouco pessoal e pouco afetuosa”, devido às limitações e regras que têm de cumprir, referiu Andreia Oliveira, que faz parte da equipa técnica da Misericórdia do Montijo, no distrito de Setúbal.

Apesar do toque continuar a não ser possível, o facto de haver uma “relação de proximidade faz com que haja uma pequena partilha de uma refeição, um momento mais íntimo como viviam na casa deles”. Entre uma bolacha e um “bebericar de chá” a conversa flui com entusiasmo e, por momentos, idosos e familiares “esquecem-se que estão separados por um vidro”. O confinamento começou há muitos meses e todos sentem falta desses momentos, rematou a diretora técnica.

“Quando terminam a visita sentimos que os idosos estão mais serenos, que as famílias estão radiantes. Não estavam à espera disto, quando chegam e veem este ‘miminho’ e ficam todos muito felizes”, contou Deolinda Nunes, sem esconder que “é um orgulho fazermos felizes os idosos e as famílias com tão pouco e num momento como este, em que precisam tanto deste aconchego”. 

A iniciativa “Venha tomar chá COmVIDro” está, segundo a diretora técnica, a ser um “sucesso”. Tanto que a equipa está a equacionar a possibilidade da realização, “durante a segunda quinzena de dezembro, de almoços ou jantares, nos mesmo moldes, para que os nossos idosos celebrem o Natal com as suas famílias”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves