A Misericórdia do Montijo inaugurou, no passado dia 20 de junho, o novo espaço do Centro de Apoio à Vida, equipamento destinado a acolher temporariamente jovens grávidas que precisem de apoio. A obra foi realizada com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor (FRDL).

O edifício restaurado conta com quatro pisos, sendo os três primeiros dedicados ao acolhimento temporário, com 10 quartos, e o último andar será um espaço para dar formação às futuras mães.

Segundo nota da instituição, trata-se de “um espaço dedicado a acolher, apoiar e acompanhar mulher grávidas ou puérperas com filhos recém-nascidos e às suas famílias, que se encontrem em situação de vulnerabilidade e desproteção social, proporcionando-lhes cuidados de qualidade, dignidade e esperança”.

Na ocasião, teve lugar o descerramento de uma placa assinalando a obra realizada com o apoio no valor de 225 mil euros do FRDL, iniciativa promovida entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

De acordo com nota da SCML, Inez Dentinho, do conselho de gestão do FRDL, enalteceu a sensibilidade da Misericórdia do Montijo que, ao criar o CAV, deu resposta a adolescentes e jovens sem retaguarda familiar diante de uma gravidez.

Na cerimónia de inauguração esteve presente o provedor da Santa Casa do Montijo, Ilídio Massacote, assim como representantes de entidades ligadas ao projeto, como Câmara Municipal do Montijo, o Instituto da Segurança Social e a UMP.

Recorde-se que podem recorrer ao CAV todas as mulheres grávidas ou com bebés até aos três meses de vida. Além deste centro, a Misericórdia do Montijo conta, no leque das suas respostas sociais, com o Lar de S. José e centro de dia, serviço de apoio domiciliário, cantina social, Unidade de Cuidados Continuados S. Rafael e os centros de infância Afonsoeiro e Sarilhos.