Sendo o mês de maio o mês por excelência dedicado a Maria, o CLDS 4G de Mora – Gerações em Movimento, lançou uma atividade para assinalar esta época, denominada “Contas do Rosário”. Esta teve com objetivo a atenuação do isolamento geográfico, unindo gerações mais velhas e mais novas.

Com a “Contas do Rosário” foram criados nove terços em tamanho grande, com cerca de dois metros cada um, utilizando diversos materiais como renda, lã, linha, cortiça ou esferovite, entre outros. A atividade contou com 30 pessoas a criarem terços, desde gerações mais idosas, a gerações mais jovens de todo o concelho, incluindo, pessoas da Misericórdia de Mora e de outras instituições, como o Centro Infantil Nossa Senhora da Graça de Mora.

Ivone Alves, coordenadora técnica do CLDS 4G, explica que o conceito desta atividade consistia na união entre o campo espiritual e o religioso, gerando uma energia e dinamismo muito interessantes. A coordenadora conta que “a celebração do mês de Maria é muito antiga e cada vez mais no concelho de Mora em que as pessoas vivem muito a devoção mariana. Assim, optou-se pela criação de terços em tamanho grande pois é uma forma de um maior número de pessoas participar e também de estarem mais visíveis para quem visita o concelho”.

Também este é o mês da padroeira de Mora, Nossa Senhora da Graça, e por isso este desafio foi também uma homenagem à sua padroeira, o que motivou ainda mais os seus participantes.

Os terços estão expostos nas diversas freguesias do concelho (Mora, Pavia/Malarranha, Brotas e Cabeção), no exterior das suas igrejas e edifícios da Misericórdia. Segundo Ivone Alves, a atividade foi muito bem recebida por todos, sobretudo por ser uma ideia diferente no território. De uma forma geral, revela que as pessoas se têm sentido felizes e entusiasmadas a participar neste género de atividades desenvolvidas pelo CLDS 4G de Mora, referindo que pretendem continuar a fazer parte das mesmas.

Voz das Misericórdias, Joana Mouquinho Penderlico