A Misericórdia de Mora organizou o lançamento do livro ‘Coleção de Histórias do Concelho de Mora’, produzido no âmbito do projeto CLDS 4G – Gerações em Movimento, que a instituição coordenou ao longo dos últimos três anos. O evento teve lugar no Núcleo Museológico Agroflorestal da Barroca, no dia 15 de novembro, e celebrou a reta final do projeto CLDS.

De acordo com a coordenadora do CLDS 4G Mora, este livro foi desenhado no início do projeto graças ao reconhecimento de que “era importante recolher este património do nosso público alvo”, evitando desta forma que caia em esquecimento.

O lançamento, conta Ivone Alves, foi um momento de “celebração”, em que a “maior parte dos elementos estiveram presentes”, com destaque especial para os integrantes do Grupo Cantares Alentejano, da universidade sénior de Mora.

O livro reúne “talentos, saberes, imaginação” e costumes das pessoas do concelho, tanto a partir da tradição oral (recolhendo lengalengas, rezas e lendas à volta do concelho, assim como receitas caseiras) e também através de registos fotográficos que ilustram a momentos que eram tradição na comunidade.

Ao atravessar a pandemia, o CLDS teve de se reinventar e acabou por aproximar ainda mais as pessoas que viviam isoladas, permitindo um registo “mais pessoal”. Com a ajuda das parcerias que conseguiram estabelecer, Ivone Alves aponta para o “fortalecimento da rede social entre eles próprios” e para objetivos “largamente ultrapassados”, tanto em número de pessoas apoiadas como de atividades realizadas.

A apresentação contou com a presença do presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel de Lemos, do provedor da Misericórdia de Mora, Manuel Caldas de Almeida, da presidente da Câmara Municipal de Mora, Paula Chuço, e do diretor do Instituto da Segurança Social de Évora, José Ramalho, além de inúmeros provedores.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira