A Herdade da Barroca, da Santa Casa da Misericórdia de Mora, foi recentemente distinguida com o prémio ‘Green Heart of Cork’ (No coração do Montado) que é atribuído anualmente pela WWF Portugal – World Wide Fund for Nature.

A distinção surge na sequência das práticas de sustentabilidade ambiental adotadas pela Misericórdia na gestão da sua mancha de montado do sobro (floresta constituída por sobreiros).

Manuel Caldas de Almeida, provedor da Misericórdia de Mora, explicou ao VM que o prémio é o “reconhecimento daquilo que tem vindo a ser feito no montado do sobro” com vista a “melhorar a floresta através de uma gestão sustentada na plantação de sobreiro". Conforme explicou, a implementação de novas técnicas de irrigação, poda e intervenções “sem que haja a destruição da vegetação e protegendo as espécies autóctones” são algumas das medidas nas quais a Misericórdia de Mora tem vindo a apostar para proteger a floresta de sobreiros.

O prémio ‘Green Heart of Cork’, que distinguiu pelo segundo ano consecutivo a Herdade da Barroca pelas suas práticas de sustentabilidade ambiental, elogiou a Misericórdia de Mora pela “adoção de práticas que sustentam florestas de alto valor de conservação e um conjunto de serviços ambientais como a conservação do solo, da água e da biodiversidade associado ao ecossistema do montado do sobro”.
“Sermos premiados e reconhecidos pela WWF Portugal, e pelas suas entidades parceiras, é importante, pois este é um prémio que distingue as florestas ecológicas e sustentadas, como a nossa”, referiu Manuel Caldas de Almeida. Mais importante que o prémio, continuou o provedor da Misericórdia de Mora, “é o reconhecimento internacional de que a floresta do sobro é um componente muito importante do pulmão do mediterrâneo, que é essencial para o equilíbrio ambiental da Europa, dada a sua função no controlo e diminuição do aquecimento global”.

Segundo a plataforma online da APCOR (Associação Portuguesa de Cortiça), Portugal é atualmente líder mundial em termos de área plantada de sobreiros, sendo que estas florestas desempenham um papel muito relevante em termos de retenção de dióxido de carbono (CO2). Estudos recentes revelam mesmo que as florestas de montado do sobro chegam a ter a capacidade de absorção de CO2 que pode atingir 14,7 toneladas por hectare/ano. 

Para além de possuir um ecossistema que presta um serviço fundamental na retenção de carbono, a Herdade da Barroca assume-se como uma fonte alternativa de financiamento para a Misericórdia de Mora através da extração de cortiça, que é certificada, e da venda de frutas e de milho, ambos ali produzidos. 

A entrega do prémio decorreu no dia 27 de junho no núcleo museológico agroflorestal da Herdade da Barroca e premiou ainda os proprietários e gestores da Herdade da Margem de Cima, e da Herdade dos Morenos em Avis, e a Herdade da Torre e Carrascal em Montemor-o-Novo. O cheque no valor de 6 mil euros foi entregue à APFC – Associação de Produtores Florestais de Coruche, da qual são membros todas as herdades premiadas. 

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves