A Santa Casa da Misericórdia da Murtosa tem em funcionamento uma linha de apoio a idosos em situação de isolamento social. Denominado “Abraçar com a voz”, este projeto de intervenção social acompanha atualmente 21 idosos através de contactos semanais.

Ana Maria Vaz, psicóloga e coordenadora do projeto, revelou ao jornal Voz das Misericórdias os objetivos desta linha que funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, através do contacto 936 005 145.

Assumindo-se como instrumento de combate à exclusão social, designadamente das populações que revelam maiores níveis de fragilidade social, pretende-se “minimizar os efeitos do isolamento, agravado pelo contexto de pandemia por Covid-19, a que estão sujeitas as pessoas idosas”.

“Contribuir para o bem-estar e saúde psicológica dos idosos, proporcionando-lhes companhia, conforto e apoio através de um contacto regular e ainda apoiar a vigilância de idosos, monitorizando o seu estado de saúde e necessidades básicas” são alguns dos objetivos desta iniciativa da Misericórdia de Murtosa.

O feedback por parte da população tem sido “extremamente positivo”, revelou-nos a coordenadora, sublinhando a importância deste “abraço com a voz”. Destinado aos seniores com mais de 65 anos, o serviço não tem qualquer custo. “Devolvemos a chamada pelo que o utilizador não tem qualquer gasto. Do outro lado da linha, garantimos que está uma voz amiga para aconselhar, esclarecer ou, simplesmente, conversar”.

A equipa multidisciplinar é composta por três elementos: Ana Maria Vaz (psicóloga), Patrícia Matos (assistente social) e Diana Franco (animadora sociocultural). O serviço é completamente gratuito e deverá manter-se em funcionamento durante os próximos tempos. A iniciativa tem como destinatários pessoas com 65 ou mais anos e decorre no âmbito do CLDS-4G Murtosa em Rede, promovido pela Misericórdia de Murtosa.

Voz das Misericórdias, Vera Campos