Foi com enorme tristeza que tomámos conhecimento da morte de Manuel Carraco dos Reis (1941-2025), provedor da Misericórdia de Montemor-o-Velho, entre 2001 e 2025, homem de causas e de afetos, figura de relevo na vida cívica e associativa montemorense. A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) expressa o mais profundo pesar e endereça à família, aos amigos, utentes e demais membros da Santa Casa as mais sentidas condolências.

Manuel Carraco dos Reis iniciou a sua atividade profissional como professor, foi deputado à Assembleia da República, na V Legislatura, em 1987, e assumiu a presidência da Assembleia e Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, entre finais da década de 1980 e início de 1990.

Em novembro de 2024, aquando da sua despedida das assembleias, o presidente da UMP manifestou a sua estima por este “homem de cultura, que conseguiu, numa terra pequena, manter a funcionar uma Misericórdia que merece a admiração de todo o distrito de Coimbra”. Na ocasião, Manuel de Lemos agradeceu a dedicação desta figura histórica e considerou que são estes “homens de misericórdia que fazem com quem estejamos vivos há 526 anos”.

Em homenagem à vida e legado de Manuel Carraco dos Reis a autarquia decretou dois dias de luto municipal.

Recorde o seu percurso de vida na rubrica ‘Histórias com Rosto’, publicada em janeiro de 2025 no VM.