O antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos já está a funcionar como unidade hoteleira.

A Pousada da Vila de Óbidos resulta de uma parceria entre a instituição e o Grupo Pestana e foi inaugurada no passado dia 24 de maio.

O edifício foi alugado durante 30 anos e esta foi a forma encontrada pela Mesa Administrativa para valorizar o seu património imóvel e gerar receita.

“As Misericórdias têm cada vez mais de arranjar formas de gerar receita. A nossa sustentabilidade financeira não pode viver exclusivamente dos financiamentos públicos e das mensalidades dos nossos utentes” explicou o provedor da Misericórdia de Óbidos.

Carlos Orlando referiu que foi depois de contactadas várias entidades e de analisadas “várias propostas” que decidiram aceitar a do Grupo Pestana. “Garantiram-nos o pagamento de uma renda mensal e ainda a requalificação do espaço”.

O edifício do antigo hospital da Misericórdia, localizado dentro das muralhas da vila medieval de Óbidos, é agora uma pousada com 17 quartos. O investimento no valor de 1 milhão e 200 mil euros realizado pelo Grupo Pestana permitiu ainda criar mais de 10 postos de trabalho diretos.

Para Carlos Orlando esta parceria vai ao “encontro da grande motivação que tem sido feita pela União das Misericórdias Portuguesas, através do Gabinete do Património Cultural, que nos motiva a defender o nosso património”, realçando que houve a preocupação de manter a traçado arquitetónico do imóvel. “Só se mudou por dentro, mas aproveitando o que de melhor tinha do antigo e misturando com o novo, aplicando novas soluções tecnológicas que respondem, em termos de conforto e funcionalidade, às exigências dos turistas que diariamente procuram Óbidos”.

O provedor relembrou ainda que a missão das Misericórdias é “social”, mas que “sem dinheiro é impossível cumprir essa missão de ajudarmos a sociedade, daí recorrermos a esta solução para o nosso antigo hospital”.

Paredes meias com a sede da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, o antigo hospital estava sem qualquer ocupação desde 2002.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves