O painel “Peça a Peça” da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis foi descerrado no passado dia 15 de maio por ocasião do Dia Internacional da Família e Dia Municipal da Alegria Entre Gerações.

Instalado próximo do Pavilhão Prof. António Costeira, na cidade de Oliveira de Azeméis, o painel com 630 azulejos foi o vencedor da edição de 2017 do Prémio Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos, que visa distinguir entidades que desenvolvam boas práticas de combate à pobreza e à exclusão social e de promoção do desenvolvimento social.

Segundo o provedor desta Misericórdia, Vítor Machado, “a colaboração entre gerações é fundamental para o equilíbrio da sociedade”. Salientando que o painel foi elaborado por crianças e seniores, o provedor lembrou que “num tempo em que se valoriza muito os jovens e a vida, é importante que a sociedade tenha consciência que os mais velhos, neste campo da realização artística, também têm um papel a desempenhar”. 

Para Vítor Machado, é lamentável que “na nossa sociedade os idosos tenham cada vez menos importância” e que sejam, tantas vezes, “um peso para a família e para a sociedade”. Por isso, o provedor considera que a distinção através do Prémio Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos representa mais um contributo para que a intergeracionalidade seja possível, desejável e frutuosa. “O fruto desta interação está patente neste belíssimo painel”, concluiu.

O painel é composto por 630 azulejos distribuídos por cerca de quinze metros quadrados. Contribuíram para o resultado final os utentes de várias instituições: Despertar, Escola da Ponte – Santiago, Escola da Abelheira, Escola de Macinhata, Escola de Madaíl, Escola de Úl, Escola da Feira dos Onze, Externato, Escola da Fonte Joana, Lar Pinto de Carvalho, infantário e o lar de idosos da Misericórdia.

Promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o Prémio Dr.ª Leonilda Aurora da Silva Matos também visa homenagear a comendadora pela sua personalidade filantrópica e benemérita.


Voz das Misericórdias, Vera Campos