Misericórdia de Ourique tem vindo a dinamizar um projeto para ajudar utentes a ganhar autoestima e, sobretudo, “sentimentos positivos”

Com quase 450 anos de existência, a Santa Casa da Misericórdia de Ourique tem vindo a dinamizar um projeto de competências sociais junto de utentes de diferentes idades. O objetivo desta iniciativa, que teve início no ano passado, é ajudar os seus participantes a ganhar autoestima e, sobretudo, “sentimentos positivos” na sua relação com o outro e com a comunidade.

“Na Misericórdia de Ourique há uma coisa que não podemos deixar de fazer: lutar por aqueles que mais precisam, desde o nascimento até ao seu último dia de vida. Nesse sentido, lançámos este projeto, a par de muitos outros que vamos promovendo”, enfatiza o provedor da instituição, José Raul dos Santos.

Na prática, o projeto visa promover, através do exercício físico, o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes. Uma iniciativa que já abrange perto de uma centena de crianças e de idosos e está aberta à comunidade, recebendo também pessoas provenientes de núcleos familiares com carências. 

“O ritmo lento no domínio cognitivo, as dificuldades psico-motoras, de comunicação, de integração em instituição e em comunidade são, muitas vezes, devidas a acentuadas carências afetivas ou distúrbios emocionais”, nota José Raúl dos Santos. 

Ora este projeto da Santa Casa de Ourique, continua o provedor, “proporciona [aos seus participantes] exercício e atividades físicas que apelam ao autoconhecimento, desenvolvendo igualmente noções de respeito, novos comportamentos e sentimentos positivos”.

Para o provedor, este é um projeto com evidentes mais-valias para os seus destinatários. “Desde logo, porque proporciona aos idosos e crianças o ultrapassar de dificuldades que sentem no dia-a-dia. Mas também por transmitir-lhes que não estão sós, que pensamos neles e que podemos proporcionar momentos de maior alegria e outras vivências que não apenas estar sentado numa cadeira”, justifica.

Em síntese, remata José Raúl dos Santos, “queremos que as nossas crianças e os nossos idosos em movimento, melhorando a sua qualidade de vida”.

O projeto de competências sociais da SCMO tem ainda a particularidade de ser promovido em parceria com a comunidade, uma vez que conta com o apoio da SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves-Corvo. Para ajudar a esta iniciativa, a empresa mineira atribuiu à Misericórdia de Ourique vários materiais, desde halteres de ginástica a bolas e bandas elásticas, assim como espaldares, uma lâmpada de infravermelhos e bicicletas estáticas.

“Este é o terceiro apoio que a SOMINCOR concede à Santa Casa. Temos recebido um grande acolhimento por parte dos dirigentes daquela que hoje é a maior empresa da zona do Campo Branco”, que abrange os concelhos de Ourique, Almodôvar e Castro Verde. “É uma empresa sensível e que está sensibilizada para poder acarinhar os projetos que lhe são presentes e apoiar aqueles que mais precisam”, frisa José Raúl dos Santos.

Fundada em 1569, a Misericórdia de Ourique presta serviço nas áreas da infância e da terceira idade através de equipamentos como berçário, creche, pré-escolar, centro de dia, estrutura de acolhimento para idosos e serviço de apoio domiciliário. Atualmente emprega diretamente mais de uma centena de pessoas.

Voz das Misericórdias, Carlos Pinto