“Esta obra é um sonho do provedor que hoje se concretiza”. A revelação foi proferida por Braga da Cruz, vice-provedor da Misericórdia de Ovar, na inauguração do centro hidroterapêutico, no passado dia 28 de janeiro.

Antecipando as comemorações do 113º aniversário, celebrado a 29 de janeiro, esta prenda, orçada em cerca de um milhão de euros, só foi possível “com o contributo do Fundo Rainha D. Leonor (FRDL), da Câmara Municipal de Ovar, além do apoio de alguns beneméritos, irmãos da Misericórdia”, adiantou Braga da Cruz, em representação do provedor Álvaro Silva, a recuperar de uma intervenção cirúrgica.

Coube à Santa Casa de Ovar financiar a restante quantia que ultrapassa o meio milhão de euros, referiu o dirigente, destacando ainda que “aumentar a qualidade de vida dos idosos e complementar a formação educativa das crianças serão ganhos extraordinários que este equipamento vai trazer”.

A sessão contou ainda com a participação de Paulo Gravato, vogal do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas, e Inês Dentinho, do conselho de gestão do FRDL. O vice-presidente do município de Ovar também marcou presença na cerimónia, onde enalteceu a missão da Santa Casa de Ovar, cada vez mais difícil pela falta de recursos. Considerando “essencial” o trabalho da Misericórdia, Domingos Silva deixou palavras de incentivo aos responsáveis para “prosseguirem com coragem este trabalho de qualidade que tem contribuído com as suas valências e projetos para o engrandecimento do município”.

O presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Misericórdia de Ovar e ex-provedor, Manuel Oliveira, frisou que “este equipamento mostra que a instituição está virada para a comunidade, dando uma resposta essencial para os idosos, crianças e a todos os que quiserem usufruir desta oportunidade”. Além disso, a Santa Casa pretende criar um centro de tratamento de pessoas com doenças neuro-degenerativas. O projeto está concluído, mas estão a ser estudadas possibilidades de financiamento, concluiu o ex-provedor.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves