A Páscoa já lá vai, mas o espírito, esse, manteve-se na Santa Casa da Misericórdia de Ovar. Tudo porque os utentes da instituição abraçaram um desafio que se concretizou no passado dia 5 de abril.

Construir e decorar um ovo da Páscoa original colocou em ação pequenos e graúdos que fizeram jus ao mote “A Páscoa está a chegar… ponha a sua criatividade a rolar…!”.

Com o envolvimento das respostas sociais da terceira idade, infância e centro comunitário, o resultado foram 10 originais ovos de Páscoa. O regulamento era claro: todos deviam ser decorados utilizando materiais de desgaste diverso, de preferência materiais recicláveis e reutilizáveis - fio, garrafas, latas, lã, cartolina, cartão ou tecido – e apresentar dimensão compreendida entre os 30 e os 50 centímetros.

Como objetivo subjacente à atividade, pretendia-se promover o relacionamento intrainstitucional, a troca de saberes intergeracionais e, ao mesmo tempo, incentivar o espírito crítico-construtivo do indivíduo. Em paralelo, proporcionar uma experiência que potenciasse a imaginação, a criatividade, a expressão e a socialização. 
 

Metas e objetivos claramente alcançados. Otília Neto, diretora geral da instituição e um dos três elementos que constitui o júri, confidenciou-nos o “entusiasmo” com que todos se envolveram. “A ideia foi lançada numa reunião de grupo, em meados de março, e colheu logo aceitação. Os mais novos terminaram a atividade relacionada com o Dia do Pai e abraçaram, de seguida, mais um desafio”. 

Em edições anteriores, o concurso foi aberto à comunidade. Este ano, a ideia foi centrar mais a vertente intrainstitucional. “É uma forma, também, de envolvermos os utentes das diferentes respostas sociais numa atividade comum. É também uma oportunidade para muitos se reverem”, explicou a responsável.

Mas vamos ao que interessa, que é como quem diz, aos ovos. Damos prioridade aos seniores. A estes coube a decoração e execução de cinco ovos de Páscoa. Ao todo foram cinco as respostas sociais a participar. Além da estrutura residencial para pessoas idosas, também disseram sim ao repto a Unidade Nós da Memória, o Centro Comunitário Espaço Aberto, a Casa de S. Thomé e a Unidade dos Autónomos do centro de dia.

Com diferentes conceções, materiais e interpretações, os cinco ovos tinham um denominador comum. Para todos, o concurso de criatividade não só gerou alegria e boa disposição, como também contribuiu para reforçar os laços de amizade entre todos os intervenientes.

O “Sempre em Pé” foi o vencedor na categoria sénior. Inspirado na história de Cristóvão Colombo e executado pelos utentes do lar, o ovo tinha uma característica única em relação aos outros: ficava em pé. 
“A ideia partiu do Sr. Fernando Frade. Depois fomos construindo juntando as ideias de todos nós. Foi muito divertido e ao mesmo tempo recordamos a nossa história", afirmou a animadora social responsável pelo centro de dia. A originalidade do tema e dos próprios materiais utilizados conferiu-lhes a vitória.

Divertidos e animados são também os ovos concebidos pelos pequeninos do setor infantil. Contando com o apoio das educadoras e auxiliares, esta atividade serviu também reforçar o conhecimento trabalhado no contexto de sala. 

O ovo ‘Quatro Estações’, da sala 7, foi o vencedor da categoria infância. Tal como o nome que o identifica, o ovo apresentou de forma criativa as estações do ano: paus de canela para o Outono, boneco de neve para o Inverno, flores e borboletas para a Primavera e um papagaio na praia para o Verão. Meio ambiente, tradições e também desenhos animados foram inspiração para os restantes ovos concebidos pelos mais pequenos.

No final, reinava a boa disposição. Sem vencidos nem vencedores, ficou a vontade de repetir a atividade no próximo ano.

Voz das Misericórdias, Vera Campos