Revisitar o passado para projetar a ação no futuro foi um dos motes para as comemorações dos 25 anos da Misericórdia de Paris

A Misericórdia de Paris escreveu, no dia 13 de junho, mais uma importante página na sua história ao completar 25 anos. As celebrações ficaram marcadas por um encontro com a comunidade e irmãos da instituição no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Paris. Poucos dias antes e em jeito de prenda, a ex-atleta olímpica Rosa Mota foi madrinha da corrida solidária da instituição.

Cerca de 250 pessoas participaram nas celebrações do 25.º aniversário da Misericórdia de Paris. Uma missa solene, de sufrágio pelos irmãos falecidos e de ação de graças pelos irmãos e colaboradores da instituição, um almoço convívio e as IX Jornadas Sociais, que este ano foram dedicadas à história da Santa Casa, marcaram o dia.

Para o provedor, António Fernandes, “mais do que um convívio”, esta foi uma forma “de dar mais vitalidade à Santa Casa” e dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido “no apoio a todos quantos nos batem à porta, que são cada vez mais, portugueses ou não”.

Durante as jornadas sociais os presentes foram convidados a “revisitar o passado”, com um enquadramento histórico sobre a fundação da Misericórdia parisiense, onde não faltaram os testemunhos de antigos provedores, mas sempre com o intuito de “projetar a nossa ação no futuro”, disse António Fernandes.

Segundo o provedor, a Misericórdia de Paris conta com mais de 300 irmãos, mas o número está prestes a aumentar. “Durante as jornadas sociais tivemos mais pessoas a mostrarem vontade de vir a ser entronizados irmãos desta Santa Casa, o que nos enche de orgulho, pois significa que o nosso trabalho está a ser bem feito”.

Fundada em 1994, a Misericórdia de Paris tem como propósito socorrer os mais necessitados através da prática das 14 obras de misericórdia. Este apoio, diz o provedor, é hoje feito graças “à boa vontade da comunidade, com as suas contribuições, e dos irmãos desta Santa Casa que pagam muitas vezes as despesas do seu bolso”.

Exemplo disso é a corrida solidária “Correr para a Misericórdia de Paris”, que aconteceu uma semana antes. Organizada pelo sexto ano consecutivo, esta corrida teve a ex-atleta olímpica Rosa Mota como madrinha. O objetivo da iniciativa, segundo António Fernandes, é “promover a Santa Casa e angariar fundos para dar apoio aos mais necessitados”. Mensalmente são apoiadas cerca de 150 pessoas, especialmente com bens alimentares e apoio burocrático.

As celebrações dos 25 anos vão ter um último momento, em novembro, com o lançamento de um livro evocativo. Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves

Legenda: Rosa Mota. Atleta foi madrinha da corrida solidária da Misericórdia de Paris aquando dos 25 anos da instituição