Ajudar quem mais precisa é a grande missão da Misericórdia de Paris. A instituição organiza ao longo do ano várias ações de solidariedade que visam apoiar os emigrantes carenciados portugueses e de expressão lusófona em Paris.

No entanto, é com a chegada do Natal e do final do ano que as ações da Santa Casa assumem um papel mais importante com a visita aos detidos portugueses e lusodescendentes em estabelecimentos prisionais ou de correção franceses. Visitar os presos é a sexta obra corporal de misericórdia e é cumprida todos os anos pela Misericórdia de Paris. 

Tudo começa com uma campanha de Natal de angariação de bens alimentícios e de produtos de higiene e limpeza, recolhidos em vários pontos de Paris, através de parcerias com associações portuguesas a trabalhar em França. Depois preparam-se os cabazes para entregar no dia da visita aos detidos. O agendamento fica a cargo do consulado português que articula as autorizações com os estabelecimentos onde os detidos se encontram. 

Contudo, mais do que oferecer um cabaz de Natal às famílias carenciadas de emigrantes  e aos detidos portugueses e lusodescendentes, a Misericórdia de Paris oferece conforto. “Mais importante que apoio material, essas pessoas precisam de alguém que olhe para elas de uma forma carinhosa, sem julgamento. Precisam que lhes seja dado um abraço, que percamos tempo com eles, com palavras de conforto, de incentivo”, disse o provedor da Misericórdia de Paris, António Fernandes.

A visita aos presos acontece pela altura do Natal, mas a ajuda dura o ano todo. “Fazemos de tudo para os apoiar. Sempre que podemos atendemos aos pedidos, seja de roupa, alimentos ou burocracia, nesse campo contamos com a ajuda do consulado português”, refere o provedor.

No dia da visita aos detidos, que este ano contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, a Misericórdia parisiense entregou ainda a cada preso um presente monetário no valor de 50 euros. 

O trabalho de cariz humanitário que a Misericórdia de Paris tem vindo a desenvolver em França ao longo dos últimos anos valeu-lhe este ano, por altura do seu 20º aniversário, a condecoração com a medalha de mérito grau ouro da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. 

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves