A Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo organiza todos os anos as Festas em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia. Angariar fundos para a instituição é o grande mote da festividade que de ano para ano tem ganho mais popularidade.

Organizada desde 2013 pela Mesa Administrativa e funcionários da Santa Casa de Penalva do Castelo, estas comemorações distinguem-se das demais pelo forte carácter solidário que as marca, contou ao VM o provedor penalvense Michael Batista. 

“Esta festa surgiu acima de tudo para angariar fundos para a Misericórdia. E depois a comunidade envolveu-se de tal forma que as pessoas podem ir lá vender para angariar verbas. Outras doam coisas para vender. Para isso tivemos de criar barraquinhas, que vendem sobretudo iguarias tradicionais”. 

Nos últimos seis anos as verbas angariadas rondam já os 25 mil euros. Com este dinheiro foram adquiridas, segundo o provedor, “três viaturas para a instituição” e ainda “camas e outros equipamentos geriátricos que faltavam nas respostas sociais da Santa Casa”. 

Este ano a Misericórdia de Penalva do Castelo amealhou cerca de 6 mil e 500 euros e o seu destino já é conhecido. “A verba angariada este ano é especialmente destinada para a nova unidade de apoio à demência, ou seja, para o novo lar que estamos a construir e que já está em fase final de obra”, disse Michael Batista. 

A Festa em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia acontece em Penalva do Castelo sempre no segundo fim-de-semana de agosto e além da música popular ligeira tem ainda o fado. “O Festival do Fado de Penalva é já o maior do género no distrito de Viseu”, afiança o provedor da Misericórdia. 

Michael Batista acredita que ao organizar esta festa a comunidade e a Misericórdia se aproximam. “Sinto que a comunidade está totalmente envolvida nos projetos da Misericórdia, não só nestas festas, mas em tudo” ressalvando que é “importante que as Santas Casas criem atividades de proximidade entre aquilo que é a comunidade e a instituição, mobilizando gerações”. 


Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves