Promover o espírito de equipa entre mais de duas centenas de colaboradores e órgãos sociais é o objetivo dos encontros anuais organizados pela Misericórdia de Póvoa de Lanhoso. Iniciados em maio deste ano, com o apoio da mesa administrativa, estes momentos de convívio vão realizar-se duas vezes por ano com a participação de todas as respostas sociais e níveis hierárquicos.

Segundo uma das mentoras da iniciativa, Eduarda Oliveira, a ideia surgiu no início de 2018 com o objetivo de estreitar laços e fomentar a união entre os colaboradores dos diferentes equipamentos e áreas de atividade. “Somos uma instituição grande, com mais de 250 funcionários, e apercebemo-nos que no dia-a-dia acabávamos por não conversar e conhecer outros colegas de trabalho. Fazíamos apenas um jantar de natal onde todas as valências se reuniam”, conta a responsável pelo departamento de recursos humanos. 

O primeiro encontro aconteceu a 5 de maio, nos Passadiços do Paiva, em Arouca, e teve um “feedback muito positivo” dos cerca de cem participantes inscritos. Valorizaram, sobretudo, a oportunidade de convívio entre colegas e a beleza natural do local escolhido e manifestaram desde logo interesse em participar nas edições futuras. 

A tempestade “Leslie”, que provocou a queda de árvores e movimentos de terra no distrito de Braga, obrigou ao cancelamento do segundo encontro (agendado para os Passadiços do Sistelo, em Arcos de Valdevez), mas não fez esmorecer a motivação dos colaboradores e órgãos sociais. “Houve pessoas que me perguntaram se a inscrição podia manter-se para o encontro seguinte”. 

Todos são chamados a colaborar, com sugestões, na organização do evento. Para Eduarda Oliveira, esse “espírito de equipa” é fundamental para o sucesso e adesão ao evento. Queremos ouvir toda a gente e envolver as pessoas na própria atividade”, conclui.

O programa para 2019 ainda não está definido, mas as opções em aberto são variadas: atividades de natureza, animação, atividades radicais ou gastronómicas (provas de vinhos, churrascos, etc).


Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas