A Misericórdia da Praia da Vitória associou-se ao Governo Regional dos Açores, através do Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, na promoção da iniciativa “Testemunhos de Histórias de Superação”, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, assinalado a 25 de novembro.

O objetivo da iniciativa foi sensibilizar para a violência doméstica e promover a partilha de histórias de superação na primeira pessoa, motivando outras vítimas a denunciar relações abusivas. Em nota informativa, o Governo dos Açores destacou igualmente a importância de “enaltecer o trabalho diário dos profissionais que atuam nesta área de intervenção”, como o núcleo da Santa Casa e os polos locais de prevenção e combate à violência doméstica.

Os testemunhos recolhidos serão publicados na imprensa regional, onde se incluem jornais locais de cada ilha da região, e nas redes sociais das entidades que intervêm nesta matéria, de modo a maximizar o impacto e alcance da mensagem. A publicação dos relatos de superação arrancou na semana em que se assinalou a efeméride, em meios como o Jornal da Praia, Jornal dos Açores 9, etc.

Esta iniciativa está enquadrada nos objetivos e ações do III Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2019-2022), que elenca como prioridades a informação e sensibilização de violência doméstica e de género, violência no namoro e múltiplas discriminações.

O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica (NIPCVD) da Misericórdia da Praia da Vitória incide a sua atuação na formação de profissionais e sensibilização da população para a violência doméstica, violência no namoro, violência contra idosos, contra pessoas de outra etnia, pessoas LGBTI+ e questões de igualdade de género. É ainda responsável por elaborar iniciativas regionais para assinalar datas comemorativas associadas aos temas acima apresentados através de um protocolo de cooperação com a Direção Regional da Solidariedade Social.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas