As Misericórdias de Coimbra e São Pedro do Sul foram eleitas para receber o valor doado através da devolução de garrafas em plástico, no âmbito do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”. Os 23 eleitos foram escolhidos entre 36 participantes a concurso, numa votação online que decorreu de 5 de junho e 5 de julho, com 8373 votos.

O projeto arrancou a 13 de março com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas em plástico PET, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país, com o mote “Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham”, e as doações vão poder ser feitas até setembro de 2021.

A partir de julho, as garrafas depositadas nas máquinas instaladas nas lojas Continente Viseu e Continente CoimbraShopping poderão reverter em dinheiro (2 a 5 cêntimos por garrafa) destinado às Misericórdias de São Pedro do Sul e Coimbra, respetivamente.

Este projeto de responsabilidade social e ambiental, gerida pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, pretende incentivar comportamentos sustentáveis e promover a reutilização de embalagens PET (politereftalato de etileno). 

Segundo nota da organização, esta iniciativa visa ainda preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que está previsto iniciar em 2022.

Saiba mais em www.dovelhosefaznovo.pt.