O Hospital Narciso Ferreira, da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, é a primeira unidade hospitalar do país a ser certificada na globalidade pelo modelo de certificação do Ministério da Saúde.

A distinção foi entregue no dia 29 de junho durante a Conferência Ibero-Americana da Qualidade na Saúde, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian –Lisboa.

Coube ao administrador delegado do hospital receber o diploma em representação da Misericórdia de Riba de Ave. Para Salazar Coimbra, “a qualidade total nunca se atinge, trata-se de um processo contínuo no qual os profissionais e as instituições se devem focar, tentando sempre melhorar, procurando corrigir os erros e as suas causas.” 

O responsável, que também é membro do conselho de gestão do Grupo Misericórdias Saúde, destacou ainda que a acreditação de qualidade apenas foi possível graças ao empenho de “todos os profissionais do hospital” e aproveitou para deixar uma palavra às pessoas que recorrem ao Hospital Narciso Ferreira que “são o foco central dos cuidados ali prestados”.

Entre outras personalidades, a Conferência Ibero-Americana da Qualidade na Saúde contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.
Segundo nota enviada ao VM, o processo de acreditação começou em novembro de 2016. “Foi uma candidatura voluntária e inserida na expectativa de que todas as unidades de saúde têm de ver avaliadas as suas práticas de acordo com as normas internacionais de qualidade. Uma unidade de saúde acreditada é uma unidade com reconhecimento de mérito.”

Ainda segundo o mesmo comunicado, “a acreditação em saúde é considerada uma das prioridades estratégicas do Ministério da Saúde para o período 2015-2020 e tem como objetivo principal o reconhecimento público da qualidade atingida nas organizações prestadoras de cuidados de saúde através de uma avaliação externa e objetiva da competência por pares”. 

O modelo de qualidade adotado para Portugal pela Direção-Geral da Saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía) “por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português”, lê-se no documento.

Recorde-se que o hospital da Misericórdia de Riba de Ave recebeu a designação de Hospital Narciso Ferreira em 1933, em homenagem ao patrono e pai do primeiro provedor, Raúl Ferreira, Conde de Riba de Ave, que falecera nesse ano.

Nas primeiras décadas, o funcionamento do hospital era suportado pelos donativos das empresas do grupo Ferreira, que assumiram todos os custos até que a instituição obtivesse recursos próprios. O hospital dedicava-se essencialmente à assistência aos mais pobres e carenciados da região, procurando, no entanto, junto de quem podia a obtenção de receita dos serviços que prestava.

Desde 2010, com a oficialização do protocolo de cooperação entre a União das Misericórdias Portuguesas e o Ministério da Saúde, o Hospital Narciso Ferreira presta também cuidados de saúde em complementaridade aos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Anualmente, realiza em média seis mil cirurgias em regime convencional e ambulatório, 50 mil consultas de especialidade, 55 mil episódios de atendimento permanente, 200 mil exames de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e 300 mil tratamentos de medicina física e reabilitação.

A certificação de qualidade do hospital foi destaque da sessão solene que encerrou as comemorações dos 90 anos da Misericórdia de Riba de Ave. A cerimónia decorreu no dia 1 de julho e contou, entre outros, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

Voz das Misericórdias