Misericórdia de Salvaterra de Magos promoveu uma gala para angariar fundos para construir uma sala de atividades ocupacionais e convívio

A Misericórdia de Salvaterra de Magos promoveu a sua primeira gala de beneficência, no dia 30 de maio, com o objetivo de angariar fundos para construir uma sala de atividades ocupacionais e convívio para os utentes das respostas sociais de apoio à terceira idade. A adesão da comunidade, onde se incluíram familiares e amigos de utentes, ditou o “sucesso” da iniciativa solidária, que permitiu angariar perto de 600 euros e reuniu quase uma centena de participantes em palco, num espetáculo animado de música, dança e acrobacias variadas.

Para a concretização deste evento cultural e recreativo foram determinantes a colaboração de funcionários e utentes da instituição e a participação de seis grupos convidados (clubes desportivos, associações culturais e academias de dança da região). “A festa foi um sucesso, envolveu perto de 80 pessoas, desde crianças, jovens e idosos, de grupos de dança clássica e moderna, ginástica e trampolins e um momento de dança sénior, com os nossos utentes, que foi muito apreciado”, recordou o provedor João Drummond Oliveira e Silva.

Nos bastidores esteve uma “equipa maravilha” constituída por dois técnicos de serviço social e psicomotricidade e duas estagiárias de educação social, a quem foi lançado o repto de organizar a primeira gala de beneficência da Misericórdia. Amigos, familiares e voluntários associaram-se igualmente à iniciativa, num “trabalho de entreajuda” que serviu de exemplo para ações futuras.

Depois de um período conturbado marcado por dificuldades financeiras, a Santa Casa ribatejana quer assumir um “papel agregador” no concelho e aproximar-se das vivências da comunidade, através de uma relação de parceria com a autarquia e juntas de freguesia. “Queremos que a Misericórdia seja desejada pela comunidade e não imponha a sua presença. Este é apenas um começo e um incentivo para continuar”, revela ao VM o provedor.

No âmbito desta estratégia de abertura, transparência e diálogo com a população, a instituição tem marcado presença em iniciativas locais, como as Festas do Foral, dos Toiros e Fandango, de 7 a 15 de junho, e tem agendada a participação num evento de falcoaria real, em setembro.

A escolha da Quinta-feira de Ascensão, ou Dia da Espiga, para realização deste espetáculo foi simbólica e decorreu da importância da data para a população e grande maioria dos utentes, ligados ao meio rural durante décadas. Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas