A Santa Casa da Misericórdia de Santar inaugurou, no início do mês de setembro, uma estrutura residencial para idosos (ERPI) com capacidade para 39 utentes. A nova residência para seniores veio, segundo a provedora, ajudar a completar a já vasta rede de cuidados da instituição.

Em conversa com o VM, Infância Pamplona relembrou que foi em 2014 que a instituição decidiu avançar com esta obra. Na altura “a falta de camas” e o facto de já não estarem a “conseguir dar resposta a todas as necessidades da comunidade” foram determinantes para que o projeto fosse apresentado. 

Segundo a provedora, foi preciso “muito trabalho e persistência” para que este projeto fosse em frente e, apesar de alguns problemas, a Santa Casa continuou sempre “a trabalhar para que as coisas chegassem a bom termo”.

A nova ERPI de Santar vai contar com 39 camas, no entanto, ainda só estão licenciadas e em funcionamento 22, já todas preenchidas, como explicou ao VM a provedora. “As restantes ainda estamos a concluir porque são quartos que estamos a equipar com tomadas parietais, calhas hospitalares, entre outros, o que permite dar também uma resposta a pessoas com problemas de saúde mais específicos, como por exemplo problemas respiratórios”. A Santa Casa prevê que estes quartos estejam prontos dentro de seis meses, na mesma altura em que deve estar concluída a obra da nova unidade de cuidados continuados que fica ao lado da ERPI. Com esta nova resposta social, afirmou Infância Pamplona, já é possível “dar uma melhor resposta à população”.

Para além da inauguração da residência sénior, o dia 2 de setembro ficou ainda marcado pela comemoração do 383º aniversário da Misericórdia de Santar. Para a provedora, o momento foi especial por ter permitido “juntar o passado com o futuro, fazer uma ponte entre o início da irmandade e a sua continuidade passado estes anos todos”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves