A Misericórdia de São João da Madeira já promoveu a inclusão social e reintegração profissional de 74 pessoas com dependências de álcool e drogas.

Desde que foi implementado, em 2014, pela Unidade de Apoio a Toxicodependentes e Seropositivos – Trilho, o projeto “Trapézio com Rede II” já contabiliza alguns casos de sucesso na região. 

A inclusão social de toxicodependentes, nas freguesias de Cucujães, São João da Madeira e São Roque (Oliveira de Azeméis), é assegurada através de quatros eixos de ação que incluem formação e emprego, apoio psicológico e familiar, socialização e interação com a comunidade. Comum a todos eles está o objetivo de promover a aquisição de competências, aumento de autoestima e responsabilização para o desenvolvimento de um projeto de vida.

Diariamente, os utentes são convidados a participar em ateliês de artes plásticas, expressão musical e corporal, fotografia, entre outros, orientados por monitores e membros da equipa técnica, e aprendem a superar obstáculos enquanto desenvolvem o seu potencial criativo. 

Leia a reportagem na íntegra no seu Jornal Voz das Misericórdias de novembro.