A Santa Casa de Seia aproveitou a época de Natal para arrancar com o projeto “Ser Solidário by Misericórdia de Seia”. O objetivo é conseguir 60 mil euros para financiar a vertente tecnológica do projeto que tem em curso na área das demências.

Trata-se do Campo dos Sentidos, “onde a equipa multidisciplinar da Misericórdia desenvolverá a intervenção alicerçada em bases multissensoriais no utente, com atividades específicas ligadas à natureza: desfrutar do espaço, trabalhar a terra, fazer a colheita, a produção experimental de plantas, realização de um herbário anual, bem como a organização, armazenamento e uma possível feira dos produtos produzidos num mercadinho de memória”. Quem explica é o provedor da Misericórdia de Seia, acrescentando que o projeto tem um custo global de 200 mil euros, “só a parte tecnológica são 60 mil euros, é para essa vertente do projeto que se destina esta campanha.”

A campanha consiste na venda de produtos alusivos à época, com cores e motivos de Natal, como é o caso de camisolas, canecas e velas, mas também agendas para o próximo ano. Dos três aos 30 euros, quem adquirir um destes produtos, estará a oferecer dois presentes: ao destinatário da prenda e aos destinatários do projeto Campo dos Sentidos.

No Natal do ano passado já foi feita uma experiência que resultou bem, apesar da pandemia, que consistiu na venda de cabazes de Natal, que este ano também estão disponíveis. São cabazes de Natal com produtos exclusivos da Serra da Estrela: vinhos, queijo, chouriço, presunto, mel, licor, bolos, entre outros produtos regionais que vão levar os sabores da Serra à mesa do Natal. “Já vendemos para vários pontos do país”, sobretudo para outras Misericórdias.

Quanto aos cabazes, estão disponíveis em quatro versões, dos 40 aos 200 euros, dependendo do tamanho e dos produtos. “Já tivemos uma encomenda de 80 cabazes, para uma Misericórdia do distrito da Guarda”.

As encomendas podem ser feitas através da loja online, no site, da página “Ser Solidário”, no Facebook ou mesmo pelos canais normais de telefone ou e-mail. “Alguém da equipa vai ajudar e dar todas as indicações. Temos diferentes métodos de pagamento (multibanco e transferência) para que as pessoas possam usar o que mais lhe convém”. As entregas são feitas ao domicílio.

Segundo Paulo Caetano, a ideia surgiu no seio dos colaboradores da Misericórdia, “de encontros regulares que temos com os colaboradores da instituição, no sentido de criarmos ideias e projetos diferenciadores. E eles têm sido fantásticos na forma como colaboram e participam destes projetos”.

Assim, a Misericórdia “criou esta marca por uma causa social e para fazer algo de diferente, esta marca assenta nos nossos produtos de merchandising e procuramos fazê-la, nesta altura, por ser uma época mais sensível e mais próxima das causas sociais.”

A causa é o Campo dos Sentidos, que é uma das vertentes do projeto Sentir, Estimular e Autonomizar a Vida, destinado a melhorar a vida de pessoas com demências e a capacitar os cuidadores informais. “Neste momento estamos a meio do projeto, abrangendo 19 utentes e oito cuidadores informais, com esta metodologia procuramos que as pessoas tenham uma qualidade de vida maior.”

Numa área onde os apoios escasseiam, a Santa Casa da Misericórdia de Seia decidiu criar outras fontes de financiamento. “Quem comprar estes produtos está a ajudar uma causa social e é também uma forma de sensibilizarmos as pessoas para estas questões”.

A adesão está a ser boa e o projeto não se esgota no Natal. Terminada esta época, a montra do projeto Ser Solidário vai passar a ter produtos relacionados com o dia de Reis. “Ao longo do ano, e uma vez por mês, vamos acrescentar novos produtos adequando-os às datas”.

Assim, depois dos Reis, em janeiro, será assinalado o dia dos namorados, em fevereiro, o dia do pai, em março, da mãe, em maio, e da padroeira das Misericórdias.

A campanha “Ser Solidário” na Misericórdia de Seia veio no Natal, mas para se prolongar o ano inteiro.

Voz das Misericórdias, Paula Brito