O Espaço Capaz – Centro de Apoio ao Idoso, da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, foi distinguido com uma menção honrosa nos Prémios Boas Práticas em Psicologia – Sul 2022. A cerimónia da entrega dos galardões aconteceu no passado dia 2 de setembro.

Isabel Castelo, psicóloga clínica da Misericórdia de Sintra e uma das responsáveis pelo Espaço Capaz, disse ao VM estarem “muito felizes com o reconhecimento” e atribuição da menção honrosa, pois “significa que estamos no bom caminho, a fazer um bom trabalho”.

O Espaço Capaz, inaugurado em 2021, surgiu, segundo nota da Santa Casa, da “necessidade de construção de um novo paradigma do envelhecimento”, que se centrasse na “continuidade de uma vida ativa, na participação social e na contribuição pessoal para a comunidade envolvente”.

Com intervenção junto da população mais velha, este projeto promove, sobretudo, a prevenção e o combate de situações de exclusão e isolamento social, mas também um envelhecimento ativo e saudável que vá ao encontro das necessidades dos utentes.

Cofinanciado pelo POR Lisboa 2020 – Fundo Social Europeu e com o apoio da Câmara de Sintra e da União Recreativa das Mercês, o Espaço Capaz foi pensado para apoiar 60 pessoas, mas o número já duplicou, o que denota, segundo a psicóloga responsável, o “quão importante este projeto é para a comunidade”.

“Aqui as atividades são sempre pensadas em função dos utentes, vamos ao encontro daquilo que as pessoas precisam. Incentivamos as pessoas a manterem-se com um propósito de vida depois da reforma, mas de uma forma coerente, indo ao encontro do seu percurso de vida até ali”, referiu Isabel Castelo.

Para além das atividades lúdicas, o Espaço Capaz garante aos seus utentes, entre outros, assistência de enfermagem, consultas de psicologia e avaliação continuada do estado cognitivo e emocional.

O Prémio Boas Práticas em Psicologia – Sul 2022 é uma iniciativa da Ordem dos Psicólogos que visa reconhecer e distinguir psicólogos e serviços de psicologia nas mais diversas instituições e organizações da região sul do país, cujas políticas e práticas demonstrem um compromisso forte e inovador com o papel assistencial da psicologia na promoção do bem-estar físico, psíquico e social de pessoas, grupos, organizações e comunidades.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves