Misericórdia de Sousel celebrou o Dia Internacional da Família com reencontros e abraços carregados de emoções

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Família, a “família” da Santa Casa da Misericórdia de Sousel viveu dois dias carregados de emoção, com muitas lágrimas de alegria envolvidas pela saudade dos calorosos reencontros.

No regresso possível a alguma normalidade, ainda que condicionada pelo contexto da pandemia de Covid-19 e, sobretudo, num esforço para combater o afastamento das famílias e a solidão dos idosos, “Abraços com história” foi a iniciativa que envolveu utentes e os seus familiares nos abraços há muito desejados, dando-lhes a possibilidade de, em segurança, voltar a sentir o toque dos que mais amam.

Este projeto foi criado por Ângelo Valente e Sofia Nunes e tem vindo a mudar mentalidades e a alimentar emoções, tendo sido esta a sua estreia no Alto Alentejo.

“Abraços com história” chegou à Misericórdia de Sousel através de uma ação da Câmara Municipal e da Rede Social, promovida pela InterAge, e que, segundo o diretor da instituição, António Ferreira, “foi um privilégio receber nas nossas instalações, nomeadamente em duas das nossas valências, na residência sénior e no lar de idosos, por tudo o que nos proporcionou, não só aos utentes e às suas famílias, como a toda a equipa que também esteve envolvida na surpresa de cada abraço”.

António Ferreira explica no que consistiu esta dinâmica, relatando que os utentes não tinham conhecimento do que se iria passar e foram surpreendidos ao chegar ao local do encontro, onde lhes foi dada a possibilidade de voltar a abraçar os seus familiares através de uma proteção, a chamada “cortina do abraço”.

Depois de mais de um ano de confinamento, medidas restritivas e de prevenção implementadas para segurança dos utentes, que inevitavelmente levaram a um afastamento físico, esta surpresa resultou em momentos muito especiais, cada um com a sua história e à sua maneira, mas todos vividos com amor e a mesma vontade de voltar a abraçar.

No total foram dados cerca de 40 abraços, ou seja, “cerca de 40 utentes puderam abraçar os que mais amam” e, durante 15 minutos, “este abraço era celebrado pela equipa do InterAge e pelos colaboradores da instituição com a alegria que o momento merece, com o propósito de fazer com se sentissem verdadeiramente especiais neste dia e a pessoa mais importante do mundo”, destaca António Ferreira.

“A reação dos utentes no momento do reencontro e do abraço foi de muita alegria, choro, sorrisos, e muita felicidade à mistura”, refere o diretor, sublinhando que “foi, sem dúvida, uma iniciativa muito importante para a instituição, para os nossos idosos, mas também para todos nós que vivemos e sentimos essa angústia ao longo deste período de afastamento dos seus familiares”.

Para além dos abraços que voltaram a unir fisicamente casais, pais e filhos, avós e netos, a equipa do InterAge proporcionou vários momentos de diversão e animação, com músicas, brincadeiras e boa disposição, que contagiou os colaboradores da instituição, envolvendo-os no carrossel de emoções que foram intensamente vividas com esta ação.

Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, que foi um dos protagonistas destes “Abraços com história” juntamente com a sua mãe, utente da instituição, testemunhou estes reencontros e, emocionado, recordou a importância da família. “A pandemia fez-nos separar daqueles que mais gostamos, daqueles que mais amamos, daqueles por quem damos a nossa vida, mas agora com este novo equipamento é possível voltarmo-nos a abraçar”, salientou.

A autarquia adquiriu as estruturas em acrílico, que foram instaladas em cada lar de idosos do concelho, para que os familiares que não puderam estar presentes possam abraçar os seus entes queridos numa próxima visita à instituição, em segurança, o que, de acordo com o diretor Misericórdia, vai permitir que “todos possam ter esta oportunidade, uma vez que nestes dias a quantidade de encontros foi limitada pela dinâmica da iniciativa e nem todos os familiares teriam disponibilidade. Por termos a estrutura de forma permanente nas nossas instalações vamos poder incluir neste abraço todos aqueles que estejam interessados em voltar a abraçar em segurança os seus familiares”.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão