O presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) visitou as Misericórdias do distrito de Faro, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no âmbito de um périplo nacional pelos Secretariados Regionais. Além do contacto com os projetos em curso na região e com os desafios das instituições, Manuel de Lemos teve a oportunidade de presenciar o ato fundacional da Misericórdia de Quarteira.

Com reuniões de trabalho em Lagoa, Mexilhoeira Grande, Monchique, Tavira, São Brás de Alportel e Boliqueime, as instituições deram a conhecer ao presidente da UMP projetos sociais na área do envelhecimento e juntos visitaram espaços museológicos e de culto recém-requalificados.

Foram dois dias que permitiram ao presidente da UMP “ver in loco os problemas, as ambições, os projetos e as dificuldades” e encontrar “caminhos e pistas para desenvolvermos no futuro”, uma posição reforçada com a tomada de posse de novos órgãos sociais de Monchique e com o ato fundacional da Misericórdia de Quarteira, que tem na sua comissão instaladora Telmo Pinto, na presidência, Armindo Vicente, na vice-presidência, e Marta Pimentel, como vogal.