Para estreitar laços, o Secretariado Regional de Santarém promoveu um espetáculo de Ano Novo que reuniu mais de 1200 pessoas

O Secretariado Regional de Santarém da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) realizou, no passado dia 24 de janeiro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), um espetáculo de Ano Novo que envolveu a maior parte das Santas Casas daquele distrito. O evento reuniu mais de 1200 pessoas, lotando por completo o grande auditório do CNEMA para assistir à peça de teatro ‘Insónia’, um espetáculo para brincar com coisas sérias, da autoria de Fernando Mendes.

Em “Insónia”, o conhecido apresentador do programa ‘O Preço Certo’ encarna a personagem principal - e única - Custódio Reis, um vendedor de vinhos e de licores que vive ‘afogado’ em dívidas e créditos. 
Pelo meio desta “Insónia”, o público foi assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vê para “chamar o sono”, onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.

Sensibilidade, genuinidade e qualidade foram os ingredientes usados pelo ator, conquistando todos quantos participaram, na sua maioria idosos, num verdadeiro espetáculo de humor inteligente e atual.

A iniciativa constituiu-se num momento de partilha, onde foram desenvolvidas “raízes fortes” entre as Misericórdias, através da confraternização de utentes, colaboradores e órgãos sociais, encontrando-se, assim, “a energia necessária para um ano de 2019 dinâmico e pleno em Misericórdia”, afirmou ao nosso jornal Manuel Maia Frazão, presidente do Secretariado Regional de Santarém da UMP e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes.

“São nestes momentos de partilha que se encontram a energia e a motivação necessárias para que se continue a trabalhar, permitindo responder aos desafios e necessidades sentidas por forma a deixar uma marca positiva, justa e humana, que é a marca das Misericórdias”.

“Este secretariado foi capaz de juntar, nesta segunda edição, 19 das 23 Misericórdias do distrito de Santarém, tendo sido possível sentir o calor humano de mais de 1200 pessoas”, realçou, mostrando-se “orgulhoso” por ter promovido este evento, mais uma vez, e de o ter impulsionado, “passando da vontade à concretização”.

Segundo disse, trata-se de “um exemplo positivo e concreto de cooperação que não pode passar despercebido”. 

“O Secretariado Regional de Santarém serve assim de modelo aos restantes do país, pela união e proximidade que conquistou com as diferentes Misericórdias que o integram”, referiu ainda.

À margem deste evento, e questionado pelo Voz das Misericórdias sobre os principais desafios que se colocam este ano a estas instituições, Maia Frazão foi claro: “precisamos que o Estado português trabalhe mais em cooperação connosco, criando condições para que possamos fazer mais em prol das comunidades nas quais estamos inseridos”.

Por outro lado, diz o responsável, as Misericórdias deverão encontrar novas formas de comunicar, “reafirmando o papel vital que têm tido na sociedade”, para além de continuar o caminho “da formação e capacitação dos técnicos e colaboradores e partilha de boas práticas”.

Este evento teve o apoio do Secretariado Nacional da UMP, assim como de todas as Misericórdias que, por meio dos seus provedores e colaboradores, de uma forma ou de outra, trabalharam em prol deste evento. Destacam-se os provedores, que compõem este Secretariado Regional, António Paulo Rocha Alves Teixeira, da Misericórdia de Constância e António José Gouveia da Luz, da Misericórdia de Torres Novas, com quem, Manuel João Maia Frazão tem tido “gosto em trabalhar”, garante.

“O grande propósito deste Secretariado é continuar a trabalhar para as pessoas que integram as Misericórdias, aproximando-as, contruindo pontes e criando espaços e soluções para garantir maior proteção, segurança e bem-estar”, concluiu.

De entre as várias individualidades presentes, o espetáculo contou com a presença do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento. Estiveram também representantes autárquicos e eclesiásticos da área de abrangência de cada uma das Misericórdias.

Nesta iniciativa estiveram envolvidas as Misericórdias de Abrantes, Alcanede, Almeirim, Azinhaga, Benavente, Cardigos, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Fátima/Ourém, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Pernes, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Voz das Misericórdias, Filipe Mendes