A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca tem organizado vários workshops, quer presenciais, quer digitais, com vista a reunir técnicos e colocá-los a debater sobre temas variados. Começou com a alegria no trabalho, depois a propósito do Dia Mundial da Água, em março, organizou-se uma sessão ‘online’ que captou a atenção de várias partes do país, numa sessão em que o objetivo era falar sobre a legionela.

Segundo a técnica de saúde ambiental da Misericórdia de Tarouca, “há uma obrigatoriedade na instituição de avaliar e monitorizar a legionela dentro dos edifícios” e, dada a pertinência do assunto, sentiram que era “importante apoiar as instituições a terem mais conhecimento sobre o assunto”.

“É uma parceria da Misericórdia com a empresa XZ Consultores SA e quisemos aproveitar para assinalar o Dia Mundial da Água, que se comemorou no passado dia 22 de março”, explicou Selma Vingada.

Esta responsável disse que a sessão foi “simples e esclarecedora” e contou com a participação de 12 instituições de vários pontos do país e com cerca de 30 técnicos dessas instituições que quiseram saber mais sobre a bactéria.

“Sentimos também a importância de ter um plano de contingência para a legionela e de estarmos atentos a estes problemas”, considerou Selma Vingada, defendendo ainda que “se o conhecimento for mais vezes partilhado, todas as instituições teriam técnicos mais bem informados e tudo seria bem mais fácil”.

Neste sentido, no mês de abril a Misericórdia de Tarouca, juntamente com a XZ Consultores SA, organizou mais uma sessão de esclarecimento e contou com o testemunho de vários profissionais e diferentes instituições, a falarem sobre a Prevenção e Segurança no Trabalho, numa sessão, mais uma vez, ‘online’.

“A partilha é muito importante para crescermos juntos e adquirirmos competências uns com os outros, através do conhecimento e das experiências, porque às vezes os técnicos ficam muito concentrados nas suas áreas e é uma mais valia aprendermos um bocadinho de outras coisas que nos afetam”, concluiu.

Voz das Misericórdias, Isabel Marques Nogueira