Profissionais de Santas Casas do norte e centro do país reuniram-se em Barcelos no âmbito do Grupo de Partilha e Promoção

Mais de duas dezenas de profissionais de Santas Casas do norte e centro do país (Barcelos, Trofa, Fafe, Marco de Canaveses, Maia, Gondomar, Freamunde, Figueiró dos Vinhos, Felgueiras, Castelo de Paiva, Vila Verde e Lousada) reuniram-se em Barcelos, no passado dia 10 de janeiro, para a primeira sessão deste ano do Grupo de Partilha e Promoção.

O Grupo de Partilha e Promoção surgiu, segundo nota da Misericórdia de Barcelos, anfitriã do encontro, há cerca de seis anos e tem como objetivo “promover a partilha, o debate e troca de ideias, experiências e boas práticas das Misericórdias, para melhor cuidar e servir as pessoas”.

Ao longo da sessão os técnicos das 12 Misericórdias que marcaram presença no encontro debateram, segundo Nuno Reis, provedor da Misericórdia de Barcelos, “as exigências da sociedade na área da saúde”, entre outros temas “relacionados com o dia-a-dia” destas instituições de bem-fazer.

Ao VM, o provedor disse ainda que a “sessão correu muito bem”, salientando que é importante que se realizem estes encontros “essencialmente de técnicos das instituições” pois, “independentemente das regiões, há desafios e realidades comuns às Misericórdias e com estas reuniões colocamos em contacto próximo as várias instituições, as várias realidades” de modo a que possam debater e partilhar as suas experiências e dúvidas e assim ajudar a solucionar alguns problemas transversais às Santas Casas.

Em Barcelos, a ordem de trabalhos contemplou ainda visitas técnicas ao lar de idosos, à unidade de cuidados continuados integrados e ao centro de medicina física e de reabilitação. Houve ainda tempo para uma visita à recém reabilitada igreja da Misericórdia e ao núcleo museológico.

O provedor da Misericórdia anfitriã aproveitou ainda para reforçar a ideia de que “as mesas administrativas devem reunir esforços para que as boas práticas que existem no setor social, e em particular nas Misericórdias, sejam divulgadas”.

A segunda reunião do Grupo de Partilha e Promoção ficou agendada para o mês de outubro e terá lugar na Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves