Projeto de ajudas técnicas para idosos com mobilidade reduzida é finalista em concurso de empreendedorismo social

ECART é um projeto de ajudas técnicas para apoio a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, concebido por um trabalhador da Misericórdia da Trofa, que foi recentemente selecionado como finalista da 10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal. A iniciativa visa distinguir projetos nas áreas do empreendedorismo social, mobilidade, sustentabilidade, tecnologia, inovação, novos produtos e educação.

Um empreendedor pode ser uma pessoa que vê oportunidades onde outros viram dificuldades. Pode ser também empenhar-se naquilo em que acredita e questionar, se necessário for. “Por que não?”.

Esta foi a questão colocada por Eduardo Pinheiro, funcionário da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, que deu asas à imaginação e criou um equipamento inovador e patenteado para facilitar a vida dos utentes e dos seus cuidadores.

Nas visitas aos lares da instituição, foi-se apercebendo que “os idosos estavam amarrados às cadeiras com cintas” e isso deixava-o “chocado”, confidencia ao Voz das Misericórdias (VM).  Numa primeira fase, fez imensas pesquisas para perceber o que o mercado oferecia. O resultado da pesquisa não foi satisfatório. Pouco ou nada, além das cintas, existia. E como Eduardo Pinheiro não é homem para se resignar, começou a idealizar uma estrutura que fosse mais funcional, prática e que não chocasse visualmente. “Peguei numa estrutura em aço inox, robusta, que desse para aplicar numa cadeira, num cadeirão e numa cadeira de rodas”, explica. À medida que o equipamento foi ganhando forma, outras ideias foram surgindo num processo de aperfeiçoamento. “É um equipamento base, mas que tem vários acessórios capazes de responder às necessidades de cada utente”, revela.

A estrutura tem um revestimento em napa para proporcionar um maior conforto e segurança. “Como há doenças em que os seniores raramente estão quietos, foi fundamental introduzir uma barra que permite uma maior mobilidade, sem que as pessoas estejam presas, podendo movimentar-se sem sair do espaço que lhes está reservado”, conta Eduardo Pinheiro.

A ideia deste funcionário da Misericórdia da Trofa passa por colocar no mercado este equipamento, mas precisa de um investidor para poder alavancar o projeto. Neste momento, Eduardo Pinheiro aguarda pelo resultado de uma candidatura efetuada através do programa “Rise for Impact”, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Enquanto espera, o equipamento vai sendo testado noutras instituições como, por exemplo, a Misericórdia de Paços de Ferreira. “Os utentes e os cuidadores têm-se mostrado muito satisfeitos com os resultados”, assegura Eduardo Pinheiro, que também aguarda com expectativa os resultados da final do Concurso Montepio Acredita Portugal que decorrerá no final deste mês de setembro. “Se cheguei aqui, acredito que as possibilidades de vencer são iguais para todos”, revela confiante ao VM. 

O Concurso Montepio Acredita Portugal permite a qualquer pessoa estruturar a sua ideia de negócio, independentemente da idade, sexo ou experiência prévia em empreendedorismo. Os participantes conseguem gerar a sua oportunidade de negócio e entrar no mundo dos empreendedores.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves