As Misericórdias do distrito de Santarém receberam a visita de uma comitiva da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), encabeçada pelo presidente do Secretariado Nacional, nos dias 7 e 8 de novembro, no âmbito de um périplo nacional pelos Secretariados Regionais (SR). O objetivo das visitas é promover o diálogo entre a UMP e associadas, trocar informações úteis, partilhar dificuldades e também as boas práticas.

No decorrer da visita, o presidente da UMP adiantou ao VM que o objetivo destes encontros é “retomar uma prática que já existia e foi interrompida com a pandemia, falar e ouvir os provedores para formar uma opinião competente sobre as Misericórdias e as suas dificuldades”, admitindo ter ficado “muito impressionado com os projetos de futuro das Misericórdias que tem visitado”.

Ao longo de dois dias, as Santas Casas do território atravessado pelo rio Tejo partilharam estratégias de trabalho e problemas comuns relacionados com a gestão das instituições, recursos humanos, sustentabilidade e projetos futuros. As visitas e reuniões de trabalho aconteceram em Benavente, Salvaterra de Magos, Alcanede, Rio Maior, Entroncamento, Pernes e Tomar, contando ainda com a presença de representantes das restantes congéneres.  

Nos dias 22 e 23 de novembro, as visitas prosseguem no distrito de Beja, culminando numa reunião de Secretariado Regional, com a presença do presidente da UMP, Manuel de Lemos.