A Misericórdia de Vila Alva organizou o seu primeiro concurso de fotografia para valorizar o concelho e a instituição

“Um olhar sobre o património local” é a mais recente iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva. A exposição surgiu no âmbito de um concurso de fotografia organizado pela Santa Casa para promover a instituição e o concelho. 

“Esta é a primeira iniciativa do género que a Misericórdia faz”, começou por dizer ao VM o diretor geral da Santa Casa de Vila Alva, Valter Santos, referindo-se ao concurso de fotografia que teve como “objetivo dinamizar e promover o património arquitetónico, artístico, cultural, histórico, humano e paisagístico de Vila Alva”. 

O concurso foi dividido em dois escalões: um para participantes dos 5 aos 12 anos e o outro a partir dos 13. Ao todo, contou com a participação de 15 pessoas que não perderam a oportunidade de mostrar os seus dotes para a fotografia. Mas o que era para ser uma iniciativa local saiu, segundo o diretor geral da Misericórdia, “de portas e acabámos por ter participantes de outros concelhos, até do Algarve”, referiu orgulhoso. 

As melhores fotografias do concurso, quatro dezenas no total, deram agora lugar a uma exposição que, além de poder ser apreciada na sede da instituição, pode também ser vista na página de internet da Santa Casa de Vila Alva, www.scmvalva.com. No site estão as fotografias e também toda a informação que lhe diz respeito, como o autor e nome da fotografia”, referiu Valter Santos.

Para além da exposição, as imagens vão ainda ser utilizadas para dar vida a vários postais a propósito da comemoração dos 360 anos da Misericórdia e não só. Segundo contou ao VM o diretor geral da Santa Casa, “estas fotografias vão ser usadas para a nossa primeira agenda social, que sairá em 2019, e que servirá para lembrar as pessoas, por exemplo, de várias efemérides e de outros trabalhos” realizados pela instituição. 

Para Valter Santos o grande objetivo do concurso e da exposição, que era promover o concelho e a Santa Casa, está a ser alcançado e por isso já está a ser preparada a segunda edição da iniciativa. O tema do próximo concurso ainda não está definido, mas o diretor geral avança que poderá estar relacionado com “as tradições, a arte de saber”. 

Recorde-se que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva, no distrito de Beja, foi fundada em 1658. Atualmente acompanha mais de uma centena de pessoas por dia e para o efeito conta com 50 colaboradores.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves