A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares organiza, no segundo fim de semana de agosto, a sua tradicional festa em Honra de Nossa Senhora das Necessidades.

 Estas festividades, que em tempos serviram para angariar fundos para o antigo hospital da Misericórdia, são agora o grande ponto de encontro anual de muitos poiarenses.

Era no recinto junto à Capela de Nossa Senhora das Necessidades que todos os anos se realizava a quermesse cujo objetivo era angariar verbas para o Hospital de Beneficência Poiarense, agora transformado na unidade de cuidados continuados da Misericórdia. Ditavam as obrigações estatuárias que a iniciativa fosse sempre levada a cabo no segundo fim de semana de agosto. 

A ideia, conta ao VM o provedor da Misericórdia, Manuel Lobo dos Santos, surgiu em 1897 quando um grupo de beneméritos poiarenses emigrados na cidade brasileira de Santos decidiram construir o hospital para apoiar os pobres do concelho. “Para isso tomaram a iniciativa de realizar uma quermesse, durante as festas de Nossa Senhora das Necessidades, cujo produto angariado iria reverter para o hospital”. 

Durante anos a Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, que só em 1899 passou a ser Santa Casa da Misericórdia, cumpriu a tradição e organizou as festividades segundo os moldes que lhes tinham sido confiados. Sempre com um intuito solidário.

Mas mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e em 1974, após a Revolução dos Cravos, a festa perdeu o seu cunho solidário, mantendo-se apenas a tradição. Nas palavras do provedor, a data representa “o grande ponto de encontro de muitos poiarenses e de muitos forasteiros que aqui vêm manifestar a sua fé à Senhora das Necessidades”.

Manuel Lobo dos Santos afirma que a Misericórdia irá cumprir a tradição “até que seja possível”, pois uma “festa com esta tradição merece ser mantida”. 
As festas em Honra de Nossa Senhora das Necessidades, que este ano se realizam de 11 a 13 de agosto, são anualmente organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Poiares e contam com o apoio da Câmara Municipal local.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves