A Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar foi distinguida com o prémio BPI Fundação ‘la Caixa’ na categoria de Infância da edição de 2023. O projeto ‘A Minha Horta’ aposta no desenvolvimento socioeducativo através da criação de uma horta vertical que reúne os mais novos e a comunidade em volta da natureza.

Inspirado no método Forest School, um modelo de educação que atribui especial importância à aprendizagem em contacto direto com a natureza, o projeto ‘A Minha Horta’ procura incentivar práticas saudáveis e lúdicas para os mais novos. Ao criar uma espécie de sala de aula ao ar livre para alunos de 1º e 2º ciclo do ensino básico do concelho, pretende-se que as crianças cultivem alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, adquiram uma maior capacidade de atenção e compreensão dos seus processos de germinação.

Em nota enviada à redação, o provedor, Domingos Dias, destaca a variedade de “áreas essenciais” que são trabalhadas através da horta, como “a tomada de decisões comuns, trabalho em equipa, respeito pela terra e pelas pessoas, sincronia com a natureza e com os seus processos”. Assim, o espaço funciona em simultâneo como “uma ferramenta” de ensino, “um laboratório e um campo de descoberta”.

O projeto pretende envolver os pais das crianças e também os idosos residentes na ERPI da Misericórdia, que irão fazer parte deste processo recorrendo a práticas tradicionais de agricultura que trazem no seu saber.

A partir desta dinâmica, guiada por um programa de plantação e cultivo “alicerçado nas quatro estações”, irá ser organizada uma feira com os frutos do trabalho da horta e ainda uma sessão de entrega de cabazes pelos mais pequenos aos seniores do concelho.

A iniciativa ‘A Minha Horta’ conta com a parceria da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar.

 

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira