Santa Casa tem um programa quinzenal de rádio onde, além de mostrar o trabalho à comunidade, são partilhadas informações úteis sobre temas variados que vão da saúde à segurança social

Divulgar as muitas ações desenvolvidas numa instituição de solidariedade social em prol da sociedade nem sempre é uma tarefa fácil e na maior parte das vezes os “mass media” demonstram pouca apetência para o efeito. Em Vizela, uma parceria entra a rádio local e instituições do setor social, entre elas, a Misericórdia, traz todas as semanas uma pequena mostra do universo existente dentro dos muros destas entidades sociais. O VM foi encontrar-se com a “equipa” escalada para a gravação nos estúdios da Rádio Vizela do programa que foi para o ar na última semana de maio.

O coro sénior da Misericórdia de Vizela é o tema da edição em causa. Na entrada do Lar Torres Soares, uma das valências da instituição, encontramo-nos com Carlos Correia, gestor de recursos humanos do centro sénior, e Maria João Ribeiro, animadora e atual responsável pela direção do coro. Com eles, dois dos mais assíduos membros do grupo, Fátima Pedrosa, 63 anos, a “Fatinha”, como é carinhosamente conhecida, utente do lar, e que revela que desde sempre fez parte de coros religiosos, e Joaquim Ribeiro, 59 anos, um voluntário cuja vivência anterior como instrumentista o levou a juntar-se a este grupo musical.

Enquanto caminhamos em direção ao estúdio, Carlos explica que ele é quem “dá a voz” pela Misericórdia nos programas e que as visitas à rádio acontecem a cada quinze dias, já que a rubrica em causa é partilhada com outras instituições. “Procuramos levar temas distintos para que todas as valências possam participar”.

O programa assume contornos de serviço público. Em edições anteriores uma enfermeira do lar falou das possíveis precauções e cuidados diante dos primeiros sintomas de gripe ou, no retorno às aulas, educadoras falaram da adaptação das crianças à escola. “O nosso projeto procura que sejam sempre escolhidos temas atuais e que representem uma mais-valia para a comunidade que nos escuta”, remata.

“Já abordámos temas como a nutrição do idoso ou de informar a população como recorrer à Segurança Social em casos de carência económica, com membros do gabinete de acompanhamento e ação social e que também contaram com testemunhos de pessoas que relataram as próprias dificuldades que enfrentaram e como as superaram”, explica Carlos Correia.

A chegada à rádio reveste-se de emoção especial para a Fatinha. Ficamos a saber que ela é uma velha conhecida dos funcionários, dado que é uma das ouvintes mais ativas e presentes e que contacta sempre a rádio para “pedir músicas”. Porém, uma vez no estúdio de gravação, Maria João é a primeira a falar, explicando a sua função no coro. “Temos cerca de 27 membros e atuamos na capela do lar nas eucaristias de quinta e sábado à tarde. Semanalmente ensaiamos cerca de seis a sete cânticos. Coordeno o coro e também toco o piano. A ajuda de membros como a Fatinha é fundamental. Às vezes, por exemplo, não conhecemos algum cântico mais antigo e ela é uma ajuda preciosa”, refere.

O entusiasmo de Fátima não desmente a diretora e a coralista assume que “nasceu para cantar e há de morrer cantando”. Já Joaquim Ribeiro contou-nos como já frequentava a capela da Misericórdia como instrumentista e há três anos sentiu-se motivado a unir-se ao coro como voluntário.

Fomos ainda conversar com o jornalista Bruno Azevedo na saída do estúdio gravação. Ele conta que a ideia partiu da Rádio Vizela há pouco mais de um ano diante de uma reestruturação de toda a grelha de programação. “Contactámos algumas coletividades de Vizela para saber se estavam disponíveis para integrar a nova grelha que estávamos a montar. Foi assim que registamos, com muito agrado, o nascimento da ‘Voz da Misericórdia’, que vai para o ar quinzenalmente nas ondas da Rádio Vizela, que pode ser sintonizada na frequência de 97.2 FM”, conclui. 

Voz das Misericórdias, Alexandre Rocha