Património vivo é o tema das Jornadas Europeias do Património, que iniciam hoje, 21 de setembro, com ações que refletem a identidade das comunidades, em Portugal e na Europa. O património das Misericórdias é testemunho desta realidade, na forma como o passado encontra o futuro, através de ações de estudo e dinamização que afirmam uma identidade viva e renovada.

Os 20 eventos de reflexão e promoção do património das Misericórdias, promovidos desde 2010 pela UMP, são disso exemplo, com a mobilização de centenas de Santas Casas, investigadores e parceiros.

“Falar de património e cultura nas Misericórdias é assumir que esta realidade, nas suas diferentes manifestações, constitui garantia da nossa identidade e testemunho da missão que assumimos há séculos”, escreveu Manuel de Lemos, presidente da UMP, na brochura que assinala os 12 Dias do Património e 8 Jornadas de Museologia, disponível aqui.

As Jornadas Europeias do Património 2023 contam com mais de 750 iniciativas de acesso gratuito, que se realizam em todo o país nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Esta iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia é coordenada em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural.