A importância da valorização patrimonial e a sua preservação para memória futura foram temas que mereceram destaque na realização das primeiras Jornadas de História Local de Arez, que se realizaram no dia 21 de outubro no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral de Arez e promovidas pela Santa Casa da Misericórdia da localidade.

A iniciativa foi inédita e a necessidade de debater publicamente a importância do património da Misericórdia de Arez, e em particular a atenção que deve ser dada à sua conservação, ficou bem expressa nas várias intervenções. Oradores e investigadores convidados deram o seu contributo para afirmar o que a instituição espera que seja um novo ciclo na conservação do seu património secular.

Consciente de que nem sempre foi dada a devida atenção ao seu património, e que isso colocou em risco a sua existência, a Santa Casa de Arez está fortemente empenhada em consciencializar a comunidade para esta questão e foi nesse sentido que se realizou esta iniciativa, que teve lugar na capela da Misericórdia.

Leia a reportagem na íntegra no seu jornal Voz das Misericórdias de outubro.