A União das Misericórdias Portuguesas (UMP), em parceria com a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas, promove a quarta fase do projeto “Arte Contemporânea”.

Esta nova fase surge depois do sucesso das três primeiras edições em que diversos artistas da Cooperativa Árvore retrataram, sob diferentes visões, a temática da Nossa Senhora da Misericórdia e de quatro obras de misericórdia.
Nesta quarta edição do projeto vão ser produzidos quadros com a temática da obra de misericórdia corporal que nos manda “assistir os enfermos” e na espiritual que nos pede para “consolar os tristes”. 

Em cada etapa do projeto os artistas da Árvore são desafiados a refletir profundamente sobre duas obras de misericórdia, uma corporal e outra espiritual, para depois darem asas à sua imaginação e fazerem uma representação atual de cada tema. “Dar de comer a quem tem fome”, “corrigir os que erram”, “dar pousada aos peregrinos” e “rogar por vivos e defuntos” são as quatro obras de misericórdia que já foram retratadas. 

Recorde-se que o grande objetivo desta iniciativa passa por retomar a produção artística e enriquecer os acervos das Misericórdias com peças de artistas portugueses nascidos no século XX.

Este projeto surgiu em 2014 na sequência de um inventário promovido pela UMP às Misericórdias e através do qual foi possível verificar que a maior parte do espólio de património móvel das Misericórdias data dos séculos XVIII e XIX.
De forma a inverter o baixo índice de arte contemporânea nas Misericórdias, a UMP associou-se à Cooperativa Árvore e juntas lançaram o desafio aos artistas da Árvore para criarem as peças de arte. 

Até ao momento participaram no projeto mais de 20 artistas, num total de 50 telas produzidas que estão em exposição em 22 Misericórdias de norte a sul do país. As Santas Casas interessadas em adquirir as telas da quarta fase, ou esclarecer dúvidas, deverão contatar o responsável do Gabinete de Património Cultural, Mariano Cabaço. 

Foto: arquivo UMP da 3ª fase do projeto