A Sociedade de Geografia de Lisboa, em colaboração com diversas entidades, está a organizar o congresso “Azulejo: Património em risco?”. O evento decorre nos dias 20 e 21 de maio, através da plataforma Zoom, e tem como grande objetivo fazer um ponto de situação e um balanço do que tem sido feito e do que ainda é necessário fazer para salvaguardar o património azulejar português.

Assim, ao longo de dois dias, várias personalidades ligadas ao património azulejar português vão debater, online, questões relacionadas com a salvaguarda e inventário do património, critérios de intervenção e boas práticas, mecanismos de proteção do património, entre outros temas.

Mariano Cabaço, responsável pelo Gabinete de Património Cultural da UMP, é um dos conferencistas convidados. A sua intervenção, no primeiro dia do congresso, vai incidir sobre a realidade da azulejaria nas Misericórdias portuguesas com testemunhos sobre o trabalho de estudo e preservação que a UMP está a fazer nesta área e de boas práticas.

Para além das conferências, cerca de 24, o congresso vai contar ainda com várias mesas redondas que vão permitir a troca de ideias e experiências, numa reflexão conjunta sobre o património azulejar português.

O congresso “Azulejo: Património em risco?”, que esteve inicialmente marcado para maio de 2020, é aberto a toda a comunidade e de acesso gratuito, mas carece de inscrição obrigatória através do email: azulejoemrisco@gmail.com.

A organização deste evento conta com a colaboração da União das Misericórdias Portuguesas, do SOS Azulejo/Museu da Polícia Judiciária, da Direção de História e Cultura Militar, da Direção de Infraestruturas do Exército, da Direção Municipal de Cultura da CM de Lisboa, do Museu Nacional do Azulejo e da Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Inscrições

Programa