A Misericórdia da Covilhã celebra a Quaresma e a Semana Santa, com duas procissões, mantendo viva uma tradição que remonta à fundação da instituição (1577)

A Misericórdia da Covilhã celebra a Quaresma e a Semana Santa, com duas procissões, mantendo viva uma tradição que remonta à fundação da instituição (1577).

 

Segundo nota informativa, apesar das dificuldades financeiras, a Santa Casa quis garantir a organização das celebrações litúrgicas, em parceria com a autarquia e outras entidades locais. Um esforço que, de acordo com a mesma nota, reflete o zelo da instituição no cumprimento da sua missão.

Nesse sentido, a Santa Casa participa nas procissões do Senhor dos Passos e do Enterro do Senhor, agendadas para os dias 22 de março e 3 de abril, respetivamente. Relativamente aos percursos dos cortejos, a instituição teve a preocupação de mantê-los acessíveis, para aumentar a adesão de crianças e idosos. Em ambos os casos, o ponto de partida é a igreja da Misericórdia.

Ainda no âmbito das celebrações pascais, a igreja desta Santa Casa foi palco de uma dramatização com cenas da Paixão de Cristo, no dia 14 de março. Este espetáculo - Cantos de Misericórdia e Paixão” - foi organizado em parceria com a autarquia e a Casa do Povo do Paul.

Por fim, terá lugar na igreja no próximo dia 10 de abril o concerto de Páscoa, dinamizado pela Escola Profissional de Artes da Covilhã.