Por ocasião do Dia Internacional dos Arquivos, o responsável do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) pela área do património cultural, José Augusto Silveira, saúda todas as Misericórdias pelo cuidado e o trabalho dedicados aos arquivos.

“Os arquivos das Misericórdias, mais de trezentas realidades, constituem um dos mais importantes acervos documentais em Portugal. 

No Dia Internacional dos Arquivos assinalamos o trabalho que as Misericórdias têm vindo a fazer na defesa, salvaguarda e consolidação dos seus arquivos históricos.

Destacamos, neste âmbito, a importância de tão relevantes arquivos em cujos acervos documentais encontramos o registo, não só da vida destas instituições ao longo de séculos, como também elementos cruciais referentes a muitas outras instituições comunitárias, regionais e nacionais.

Pela atividade contínua e multifacetada ao longo de séculos e pela especificidade da sua missão e identidade, as Misericórdias reuniram um valiosíssimo espólio documental que importa conhecer, estudar, preservar e divulgar.

Encontramos na posse destas instituições documentos que, para além de caraterizarem a sua ação quotidiana, permitem conhecer as conjunturas sociais, económicas, culturais e religiosas de cada comunidade, possibilitando fazer, de forma documentada e científica, a história global de cada vila e cidade.

Ao comemorarmos o Dia Internacional dos Arquivos importa ainda sensibilizar todos os responsáveis das Misericórdias para o tratamento diário e contemporâneo da informação e documentação, indispensáveis à memória futura das instituições. Só nesta dinâmica de abordagem teremos a continuidade dos nossos arquivos e a coerência da documentação que outras gerações irão utilizar e conhecer.

A todos manifestamos um sentido agradecimento pelo trabalho feito nesta área do património e pelo excelente contributo dado ao conhecimento e à cultura das Misericórdias e de Portugal.

Abraço fraterno."