Diversas Misericórdias associaram-se ao Dia Internacional dos Museus com atividades para públicos de todas as faixas etárias

Um pouco por todo o país as Misericórdias associaram-se ao Dia Internacional dos Museus (DIM), celebrado a 18 de maio. Montijo, São Brás de Alportel, Leiria, Loulé, Coimbra, Vila Alva, Crato, Viseu e Pedrógão Grande foram algumas das Santas Casas que assinalaram a efeméride com atividades para todas as idades. 

Exposições, visitas guiadas ou a apresentação de uma aplicação móvel para descobrir o museu foram algumas das iniciativas levadas a cabo pelas Misericórdias em resposta ao desafio lançado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, sob o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. 

No Montijo, a Santa Casa abriu as portas do Museu de Arte Sacra para que, segundo nota informativa, todos pudessem apreciar o retábulo quinhentista de Tomás Luís, as bandeiras setecentistas da Paixão e outras obras que compõem o espólio museológico da Misericórdia. 

Em Leiria, Loulé e Pedrógão Grande o DIM foi assinalado com visitas às igrejas das Misericórdias e núcleos museológicos locais. Em Leiria a visita foi noturna e teve paragem na igreja e na Casa dos Pintores. Em Pedrógão Grande também foi ao cair da noite que se deu a visita aos espaços museológicos do concelho. Já em Loulé as visitas à Igreja da Misericórdia podem ser feitas ao longo do dia, até 30 de junho. 

A Misericórdia de São Brás de Alportel tem levado a cabo, todas as terças-feiras, a iniciativa “Noites bem contadas”, convidando um contador de histórias a estar presente no Museu do Traje. Para além disso, há exposições, espetáculos, palestras, entre muitas outras atividades que nos levam a viajar por tempos idos. 

A Santa Casa de Coimbra aproveitou o DIM para apresentar a aplicação móvel e-Museum que, segundo nota da instituição, “permite novos níveis de interação do visitante com o museu, com os espaços e com as suas coleções”. A aplicação está disponível em quatro línguas (português, castelhano, francês e inglês) e numa versão para utilizadores invisuais. Trata-se, segundo a mesma nota, “uma aposta na acessibilidade e na igualdade de acesso à cultura”. 

Em Vila Alva, o DIM foi assinalado em parceria com produtores locais. A iniciativa contou com um passeio no campo, dedicado aos alunos do concelho, visitas guiadas a vários núcleos museológicos, um ateliê de pintura em azulejo e degustação de produtos regionais. O programa foi aberto a toda a comunidade. Ainda no Alentejo, na Misericórdia da Vila do Crato foi possível apreciar a exposição sobre a “Virgem Maria – Nossa Senhora do Crato”, inaugurada a 6 de maio. 

Mais ao norte, o Museu do Tesouro da Misericórdia de Viseu aproveitou a efeméride para inaugurar duas exposições, dinamizar visitas gratuitas e lançar um bilhete conjunto com o Museu de Arte Sacra da Sé Catedral de Viseu.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977 e visa promover uma reflexão sobre o papel dos museus nas comunidades. Segundo nota da Direção Geral do Património Cultural, “os museus não podem alhear-se da rede global que caracteriza a sociedade contemporânea, quer no que respeita ao modo de interpretar e apresentar os seus acervos, quer no que se refere aos meios utilizados para cativar novos públicos”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves