“O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” é o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus (DIM) que se comemora hoje, dia 18 de maio. A UMP associa-se à data destacando que “as Misericórdias, entre o passado e o futuro, reinventam o presente na aposta da missão”.

Durante o ano transato e nos primeiros meses de 2021, a crise associada à Covid-19 levou ao encerramento de museus, palácios e similares, o que resultou numa crise sem igual para o setor da cultura. Apesar das dificuldades, o encerramento prolongado destes espaços culturais levou a que fossem tomadas medidas inovadoras para manter o contacto com o grande público. Nos museus das Misericórdias, por exemplo, os profissionais dedicaram-se ao estudo e inventariação das coleções, à digitalização de acervos e apostaram na comunicação digital, através de narrativas em torno das peças, visitais virtuais e conversas e cursos online para que a ligação com o público se mantivesse.

Assim, em 2021, e face à nova realidade associada à atual pandemia, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) convida, neste dia de celebração, “os museus, os seus funcionários e as comunidades a criar, a imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais” que se vivem no presente.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Veja todas as atividades que vão decorrer, online e presenciais, ao longo do dia de hoje aqui