No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as Misericórdias de Albufeira, Covilhã, Porto, Ponte de Lima, Crato e também a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa organizam iniciativas que valorizam o seu património e o dão a conhecer a um público mais alargado.

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, as Misericórdias de Albufeira, Covilhã, Porto, Ponte de Lima, Crato e também a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa organizam iniciativas que valorizam o seu património e o dão a conhecer a um público mais alargado.

Em resposta ao tema proposto pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) - “O Património do Desporto” – a Santa Casa da Covilhã dinamiza uma aula de ginástica ao ar livre para os utentes do lar de idosos, na tarde de 18 de abril.

Na capital portuguesa, o desporto e a história navegam de mãos dadas no passeio a bordo da Caravela Vera Cruz (réplica de antigas caravelas usadas nos Descobrimentos), organizado pela Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa e a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, no dia 16 de abril. 

Em Albufeira e Crato, as brincadeiras de outros tempos voltam a sair dos baús da memória numa divertida lição de história para pequenos e graúdos. O trabalho de recolha pelos utentes seniores da Misericórdia do Crato culmina numa exposição interativa na Casa Museu Padre Belo, onde serão recriados pelos próprios idosos, crianças do infantário e público em geral, os tradicionais jogos. No centro histórico da cidade algarvia, a Santa Casa evoca os tempos de meninice dos mais velhos” e revela “a memória de outras épocas aos mais jovens” através da dinamização dos jogos do papagaio, colheres, cadeiras, burro, cadeiras, pião, tração à corda e corrida de sacos, como fez saber em nota informativa.

A viagem pelos marcos de arquitetura da Santa Casa do Porto na cidade será mote para a visita guiada promovida a 18 de abril. O percurso terá início no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO) e estende-se aos imóveis e traços históricos da primeira via calcetada da cidade: Rua das Flores.

No âmbito das comemorações, as capelas das Misericórdias de Albufeira, Ponte de Lima e Covilhã vão estar abertas à comunidade. Na cidade algarvia, o templo será palco de um recital de Primavera, com o Grupo Coral de Paderne, a 16 de abril, e na localidade beirã será possível conhecer o imóvel de interesse público, com retábulo seiscentista em talha dourada. Em Ponte de Lima, estarão expostas na Capela de N. S. da Penha de França um conjunto de obras (pinturas com temas bíblicos e imagens religiosas) reabilitadas nos últimos 15 anos.

Em 2016, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios contará com mais de 750 atividades em todo o país, nos dias 16, 17 e 18 de abril. Consulte o programa desta iniciativa.